Início Comunicação Social Nasce o Conselho Consultivo do Voluntariado Missionário Salesiano

Nasce o Conselho Consultivo do Voluntariado Missionário Salesiano

60
0

(ANS – Roma) – Graças ao trabalho conjunto entre o Setor das Missões e o Dicastério para a Pastoral Juvenil (PJ), e partindo da iniciativa fundamental de alguns colaboradores leigos da Missão Salesiana, nasce o Conselho Consultivo do Voluntariado Missionário Salesiano (SMVS, em inglês), estrutura dedicada a apoiar a colaboração e o enriquecimento do Voluntariado Missionário Salesiano em toda a Congregação Salesiana.

Existem vários tipos de voluntariado, mas o SMVS foi, de maneira específica, pela Congregação Salesiana, definido: um serviço de solidariedade, feito gratuita e livremente por um jovem, enviado e acolhido por uma comunidade, integrando-se no projeto educativo e pastoral de uma presença salesiana ou por ela promovido, com uma continuidade de tempo suficiente, motivado pela Fé, com estilo missionário e de acordo com a pedagogia e a espiritualidade de Dom Bosco.

Dado o aumento de pedidos de voluntariado e pela ênfase a esta opção de vida, muito formativa para um jovem, foi criado um “Conselho Consultivo” para apoiar este serviço tão valioso.

Embora o Conselho Consultivo ainda esteja em processo de definição no que diz respeito às suas habilitações específicas, já está claro o objetivo de apoiar e articular os programas de voluntariado salesiano e as Inspetorias salesianas, seja aquelas que possuem programas de voluntariado e gostariam de construir uma rede, seja as que gostariam de iniciar. A meta final é melhorar a qualidade do serviço prestado pelas organizações voluntárias salesianas e acompanhar e animar o Movimento Voluntário Salesiano, que por sua vez apoiará a Congregação com voluntários de qualidade e clara identidade salesiana.

O Comitê Consultivo SMVS é fruto de um longo caminho. A Diretora do “Cagliero Project” (programa de voluntariado internacional de longa duração da Inspetoria salesiana da Austrália-Pacífico (AUL), Lauren Hichaaba) já em 2007 havia entrado em contato com Adam Rudin, do projeto de voluntariado salesiano “Salesian Lay Missioners”, da Inspetoria dos Estados Unidos Leste (SUE), visando iniciar um relacionamento de colaboração e consultoria. Nos últimos 14 anos, Lauren e Adam compartilharam seus êxitos e desafios, enriquecendo seu desenvolvimento profissional e seus respectivos programas de voluntariado.

Em março de 2020, Lauren e Adam passaram a se comunicar com mais frequência, buscando lidar com as novidades impostas pela pandemia. Juan Carlos Montenegro, Delegado de Animação Missionária da Inspetoria dos Estados Unidos Oeste (SUO), rapidamente se juntou a este diálogo e os três se apoiaram e compartilharam ideias sobre como lidar com esta nova realidade. Os encontros se tornaram mensais e, além dos desafios do Covid-19, começaram a juntar muitos outros temas, em particular a importância do SMVS para a Congregação Salesiana e maneiras de chamar a atenção do coração da Congregação.

Assim, contatando o Setor para as Missões e o Departamento para a Pastoral Juvenil a fim de compartilhar algumas de suas mais importantes ideias, a ideia foi aos poucos ganhando mais espaço. O P. Rafael Bejarano, do Dicastério para a Pastoral Juvenil, o P. Pavel Zenisek e Marco Fulgaro, do Setor para as Missões, acolheram com entusiasmo o convite, e apoiaram a ideia-chave do recém-nascido “Conselho Consultivo”.

Para mais informações, consultar os fôlderes ilustrativos disponíveis no final da página. Para entrar em contato com a assessoria do SMVS, envie um e-mail a: salesianvol@sdb.org