Início Comunicação Social “Movidos pela esperança”: apresentação do Mapa Salesiano 2021

“Movidos pela esperança”: apresentação do Mapa Salesiano 2021

51
0

(ANS – Roma) – Conforme a tradição, o trabalho de produção do Mapa Salesiano, apresentado pelo Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Gildásio Mendes, foi renovado mais uma vez neste ano. O mapa, lembra o próprio P. Mendes, é formado, antes de tudo, por salesianos de todo o mundo, pessoas consagradas a Deus e ao serviço dos jovens.

O P. Mendes escreve:

Os salesianos no mundo constroem juntos um mapa de pessoas  consagradas a Deus, que vivem em comunidades na fraternidade e no  serviço aos jovens, sobretudo os mais pobres.

Os Salesianos são atualmente 14 299, presentes em 134 nações, com 90 Inspetorias e 1865 Casas.  Eis um vasto movimento salesiano de grande dinamismo pastoral presentes em vários continentes, culturas e sociedades diferentes, para educar evangelizando e evangelizar educando.

Desde São Joao Bosco, pai e mestre dos jovens, fundador dos Salesianos, a Congregação Salesiana e fermento do Evangelho nas sociedades, e sal que da sabor a educação na Igreja, e luz que guia os jovens em nome de Jesus Cristo.

No mapa vemos o brasão da Congregação  Salesiana com a frase: da mihi animas caetera tolle.   Esta è a missão que cada salesiano carrega na sua vida e no seu sonho: amar os jovens, caminhar com eles na fé, educa-los para a vida, para assumir sua vocação, serem pessoas preparadas humana e espiritualmente para serem protagonistas de um mundo mais justo, fraterno, comprometido com a vida, com a ecologia integral e com a paz.

O décimo sucessor de Dom Bosco, P. Angel Fernandez Artime nos convida para caminhar movidos pela esperança em um mundo com grandes desafios sociais, econômicos, sanitários, políticos e religiosos. Somos construtores deste mapa da esperança através de muito entusiasmo, trabalho, dedicação e alegria por sermos educadores dos jovens, esperança de toda a humanidade.

Dom Bosco, em muitos dos seus sonhos, visualizava os salesianos iniciando casas em grandes partes do mundo.  Sonhava e trabalhava muito, confiante que os salesianos pudessem sempre colocar suas vidas a serviço da juventude, para sua realização e felicidade.

Somos parte deste mapa iniciado com Dom Bosco. Hoje com nosso trabalho e nosso testemunho construímos o mapa do presente, e caminhamos  para o futuro,  com  esperança e alegria!

Nossa Senhora Auxiliadora, que sempre guiou e inspirou Dom Bosco, nos guie na construção deste grande e novo  mapa da Congregação Salesiana!

O mapa está disponível em sdb.org