Início Comunicação Social Missão Salesiana de Mato Grosso comemora 122 anos de fundação

Missão Salesiana de Mato Grosso comemora 122 anos de fundação

53
0

Desde que Dom Bosco enviou seus missionários à América do Sul, começaram a chegar muitos pedidos e propostas de campo de trabalho missionário aos seus salesianos. Em 1877, foi a vez do Uruguai e, em 1883, do Brasil, que recebeu os Filhos de Dom Bosco.

Da distante diocese de Cuiabá, o bispo Dom Carlos D´Amour insistiu com ele durante vários anos, para enviar um grupo de salesianos a Mato Grosso. Somente em 1894, seu sucessor, Pe. Miguel Rua, realizou esse desejo. Em 18 de junho desse ano, chefiados pelo bispo Dom Luiz Lasagna, chamado “Bispos dos índios do Brasil”, chegava a Cuiabá um grupo de cinco salesianos recebidos festivamente pela população. Iniciava assim a aventura missionária dos filhos de Dom Bosco em Mato Grosso.

Curiosidades

Sob o governo de Dom Malan, entrBanda dos bororos72e 1895 e 1918, as missões indígenas receberam a visita e a avaliação do diretor do Serviço de Proteção aos Índios, General Cândido Mariano Rondon. O documento encontra-se arquivado na Sede da MSMT. Foi neste período que o músico salesiano Ir. Ângelo Sordi ensaiou a banda de música dos índios Bororo da Colônia Indígena Sagrado Coração para apresentação na Celebração Solene dos Cem Anos da Abertura dos Portos, no Rio de Janeiro, em 1908. Na ocasião, a MSMT organizou um estande expondo os artefatos, livros, fotografias do trabalho nas missões indígenas.

A atuação dos salesianos na educação fez com que o Colégio Salesiano São Gonçalo (Cuiabá) se tornasse uma referência educativa para todo o Estado de Mato Grosso, com estrutura equiparada ao do Ginásio Nacional do Rio de Janeiro, no ano de 1904. Um de seus alunos foi Dom Aquino Correa, salesiano eleito governador de Mato Grosso, em 1917, e arcebispo metropolitano de Cuiabá, em 1921.