Início Comunicação Social Missão Salesiana concede bolsas de estudos a oito indígenas de Sangradouro

Missão Salesiana concede bolsas de estudos a oito indígenas de Sangradouro

42
0

Desde 2013, a Missão Salesiana de Mato Grosso concedeu a 12 acadêmicos indígenas, das etnias Xavante e Bororo, bolsas de estudo integrais na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ação que também beneficia indígenas de outras etnias. Os acadêmicos Xavante e Bororo receberam ainda bolsas de alimentação e de moradia. A partir de 2005, o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Populações Indígenas da UCDB (Neppi), através do Projeto “Rede de Saberes”, organizou monitoria aos indígenas nas matérias nas quais eles têm maiores dificuldades, como português, matemática e em algumas disciplinas específicas. Passados dois anos, cinco estudantes indígenas Xavante permanecem estudando na UCDB. Em dezembro passado foi realizado um novo processo seletivo para estudantes indígenas em Sangradouro (MT).

Dos 34 candidatos indígenas inscritos, 18 foram aprovados. Os oito primeiros receberam da Missão Salesiana bolsas de estudo integrais na UCDB e bolsas de alimentação e de moradia. Os indígenas escolheram diferentes cursos, como Pedagogia, Letras, Nutrição e Direito. Alguns estudam no período noturno, enquanto os outros estudam pela manhã, conforme a programação de cada curso.

Padre Georg Lachnitt foi designado pela Presidência da Missão Salesiana de Mato Grosso o novo responsável em acompanhar os estudos desse grupo de indígenas Xavante e Bororo na UCDB. Pe. Georg substitui o Mestre Antônio Teixeira, que esteve com os estudantes durante os dois primeiros anos da experiência, e a quem os acadêmicos indígenas agradecem pelo trabalho realizado junto a eles.

Fonte: Pe. Georg Lachnitt/ Delegado Inspetorial para Animação Missionária