Início Comunicação Social Missa no Instituto São Vicente é celebrada em Ação de Graças por...

Missa no Instituto São Vicente é celebrada em Ação de Graças por benfeitores

76
0

A capela restaurada do Instituto São Vicente em Campo Grande ficou repleta de membros da família salesiana para a missa em Ação de Graças pelos benfeitores da Igreja de São Francisco de Sales na noite desta terça-feira (06/12). Na celebração também foi feito o Rito de bênção das Estações da Via-Sacra. A missa foi presidida pelo diretor do curatórium do Pós-noviciado, P. Ademir Lima de Oliveira. “Hoje, de modo especial, rezamos por todos os benfeitores que colaboraram com o restauro histórico da Capela de São Francisco de Sales, cuja beleza podemos contemplar”, declarou o diretor logo no início da celebração. Concelebraram a missa os formadores do curatórium, P. Fabiano do Nascimento e P. Francisco Cipriano.

A celebração teve caráter privado, por isso foi adotada a liturgia de Ação de Graças ao invés do tempo do Advento. No espírito de alegria e ação de Graças, os celebrantes usaram paramentos na cor branca. Na homilia, P. Ademir destacou o personagem do Bom Pastor, adotado por Dom Bosco como principal característica de Jesus Cristo a ser usado como exemplo da face de Deus para a espiritualidade salesiana. Essa característica é um legado dos ensinamentos de São Francisco de Sales, chamado de “santo da mansidão”.  Também lembrou um pouco da história da construção do Instituto São Vicente e da capela São Francisco de Sales e associou a mensagem de São Francisco de Sales às gravuras destacadas nas paredes da capela. “Por que deram o nome de São Francisco de Sales a esta capela? Exatamente pela espiritualidade, pela essência do coração de Dom Bosco”, lembrou P. Ademir.

A missa de Ação de Graças também foi celebrada na intenção do sétimo dia de falecimento do senhor Osmar Rezende, pai da arquiteta Márcia Regina Rezende, responsável técnica pelas obras de restauração da capela. Ela esteve presente na missa com a família.

Ao final da missa, os pós-noviços apresentaram duas canções, em agradecimento a todos os que prestigiaram e apoiaram a recuperação histórica do templo. As canções apresentadas foram o ‘Hino a São João Bosco’ e ‘Te Deum’, composição do P. João Carlos Ribeiro, sdb construída sobre a letra da Liturgia das Horas.