Início Instituição de Ensino Superior Missa de Corpus Christi no estilo drive-in da Paróquia Universitária UCDB reúne...

Missa de Corpus Christi no estilo drive-in da Paróquia Universitária UCDB reúne mais de 300 veículos

50
0

A Solenidade de Corpus Christi na Paróquia Universitária São João Bosco da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na noite desta quinta-feira (11),  contou com a participação de centenas de pessoas em mais de 300 veículos, que estacionaram no bloco C da Católica, todos voltados para a passarela, onde estava o altar. A missa foi presidida pelo padre Gildásio Mendes dos Santos, Conselheiro Geral da Congregação Salesiana para a Comunicação Social, e concelebrada pelos padres José Marinoni, Reitor da UCDB, e Idenilson Lemes da Conceição, Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários.

“Neste ano, devido ao coronavírus não foi possível a tradicional procissão, mas o importante é celebrarmos a Festa do Corpo e Sangue de Cristo. Comungando deste pão e vinho nos fortalece para continuarmos a nossa caminhada. Com esta pandemia precisamos mais do que nunca desse alimento espiritual e corporal para que sintamos a presença e a força de Jesus em nossas vidas. Não vamos desanimar, Cristo está presente entre nós!”, destacou o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni.

Diante da pandemia, neste ano, a Arquidiocese de Campo Grande não pode realizar a tradicional procissão no Centro da cidade, desta forma cada paróquia realizou a celebração independentemente. Para possibilitar que um maior número de pessoas pudessem participar, mantendo o distanciamento e as proteções necessárias, é que surgiu a ideia de realizar a missa no estilo drive-in, cada um dentro de seu carro, usando máscara. No rádio do veículo, bastava sintonizar a FM Educativa UCDB (91,5) e assim acompanhar a missa de dentro do automóvel, respeitando as regras de distanciamento sugeridas pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A equipe de celebração também usou os equipamentos de proteção individual, além da higienização de microfones com álcool em gel.

“Jesus na última ceia pega o pão e diz: Este é o meu corpo e este é o meu sangue, fazei isto em memória de mim. Tomai e comei. Veja que Jesus não usa um verbo condicional, é imperativo: fazei, tomai e comei, isto é o meu sangue. Portanto, meus irmãos e irmãs, a realidade da Eucaristia é uma verdade profunda, uma verdade infinita e onde nos colocamos diante dela e adoramos. Por isso que com mais dois mil anos de história a Igreja Católica celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo”, disse o Pe. Gildásio Mendes dos Santos em sua homilia.

A Solenidade de Corpus Christi foi introduzida no calendário litúrgico pelo papa Urbano IV, no século XIII (1.264), dia na qual a Igreja dá testemunho público da oração ao Corpo e Sangue de Jesus Cristo. “A Solenidade de Corpus Christi é o dia em que Jesus sai da Igreja e solenemente percorre as ruas das cidades e as pessoas demonstram publicamente a sua adoração a Eucaristia”, explica o Pe. Idenilson Lemes da Conceição.

Durante a comunhão, bastava cada automóvel ligar o pisca alerta para que os ministros da eucaristia se dirigissem até eles. Ao final da missa, o Santíssimo Sacramento foi conduzido pelos sacerdotes ao redor dos carros, provocando muita emoção entre os fiéis,  que também aproveitaram para registrar o momento e filmar.

A aposentada Maria de Jesus Gonzales, que se encaixa no grupo de risco por ter mais de 60 anos e ser diabética, gostou bastante da iniciativa da Paróquia Universitária São João Bosco e poder participar da eucaristia drive-in, pois desde o início do isolamento em meados de março só tem acompanhado as missas pela internet. “Não tenho palavras para descrever, é muita emoção, poder comungar presencialmente, de uma forma bastante segura”, comentou.

Gilmar Hernandes