Início Paróquias Ministro da Sagrada Comunhão é ordenado Diácono em Campinápolis

Ministro da Sagrada Comunhão é ordenado Diácono em Campinápolis

63
0

Aos 49 anos de idade, Alvimar Justino Marques, pequeno produtor rural de Campinápolis (MT) e leigo atuante como ministro da Sagrada Comunhão e da Palavra na Paróquia Bom Jesus, recebeu o sacramento da Ordem Diaconal, no sábado (26/11), pelas mãos de Dom Derek John Christopher Byrne, bispo da diocese de Primavera do Leste – Paranatinga.

O novo diácono é natural da cidade de Monte Carmelo (MG), é casado há 23 anos e tem três filhos. Ele conta que quando se aproximou da Igreja através de um grupo de oração, sua vida foi transformada e passou a se dedicar com afinco às atividades eclesiais. Com o casamento e os filhos, essa proximidade com a Igreja se intensificou. A esposa e os filhos também estão inseridos nos trabalhos de liturgia da Igreja através da música.

Alvimar conta que quem o incentivou a seguir essa vocação foi o Diácono Wilton Oliveira, já falecido, após um período de trabalho em Campinápolis. Diante da dificuldade da formação para um leigo naquela região, veio a intermediação do Diácono Salesiano José Alves, irmão do Diácono Wilton. Ele conseguiu junto ao então reitor da UCDB, P. Ricardo Carlos, uma bolsa de estudos para o curso de Teologia no sistema EAD. Após os 4 anos de estudos teológicos, concluídos em 2021, Alvimar formalizou o pedido ao bispo diocesano Dom Dereck John, que iniciou o processo eclesiástico para que ele pudesse ser ordenado Diácono. “O Wilton sempre me incentivou a seguir o caminho e dizia que eu tinha todos os requisitos como a idade adequada, família estruturada, etc. Ele sempre me dava alguns livros para aprofundar o discernimento, mas a coisa só começou a fluir mesmo quando, através da UCDB, eu consegui fazer a teologia, porque aqui na nossa região não tem a escola diaconal. Aí a gente fez a faculdade, já com esse desejo, sempre difícil, por não ser uma realidade da nossa diocese. Então aí, a coisa foi fluindo, a gente foi rezando, muita gente rezando, a família também desejando junto, e sete anos se passaram até que agora recebi essa graça de ter sido ordenado”, revelou Alvimar.

Por essa proximidade com os salesianos, apesar de estar vinculado à Paróquia Bom Jesus, de Campinápolis, o novo Diácono já se colocou à disposição para ajudar também nas atividades da Paróquia Pessoal Salesiana São Domingos Sávio. O pároco salesiano, P. Aquilino Tseré ub’õ Tsirui’á e o Diácono José Alves atuaram na liturgia de ordenação do agora Diácono Alvimar. “É um homem muito simples, humilde, de muita fé e oração, e acredito que vai fazer um bem imenso exercendo o ministério da caridade junto a essa comunidade que muito precisa”, avaliou o diácono salesiano José Alves.