Início Comunicação Social Medicina Veterinária do UniSALESIANO promove “Outubro Rosa Pet” em dois sábados

Medicina Veterinária do UniSALESIANO promove “Outubro Rosa Pet” em dois sábados

51
0

curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO promoveu a 5ª edição do “Outubro Rosa Pet”, na manhã do dia 19 de outubro, com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama em cadelas e gatas. O evento foi realizado na praça Rui Barbosa, das 8h30 às 11h30.

No próximo sábado, dia 26, a mesma ação será feita na praça Getúlio Vargas, também das 8h30 às 11h30.

A atividade, organizada pelos coordenadores do curso, Profª Sheila Cardoso e Profº Rafael Cipriano, e pela diretora substituta do Hospital Veterinário, Profª Tatiane Poló, contou com a participação de 22 alunos de diversos termos. “Por conta da viagem dos acadêmicos para Aparecida, muitos não puderam comparecer”, lembrou Tatiane. Segundo ela, no dia 26 deverão participar 56 alunos.

Durante a manhã de sábado, os acadêmicos informaram aos donos dos animais sobre a prevenção, o diagnóstico e tratamentos do câncer de mama; distribuíram folders explicativos e um cupom para avaliação gratuita das mamas de cadelas e gatas no Hospital Veterinário do UniSALESIANO.

“Avaliamos seis cadelas e um gatinha, gratuitamente, e distribuímos 113 cupons de avaliação no hospital”, disse Tatiane.

Nas cadelas, os tumores das glândulas mamárias são as neoplasias mais frequentes, representando 50% a 70% de todos os tumores. Quando castrada antes do primeiro cio, uma cadela passa a ter menos de 1% de risco de desenvolver tumores de mama.

Nas gatas, os tumores das glândulas mamárias são o terceiro tipo mais comum de neoplasia, sendo que mais de 80% destes, são malignos. A castração precoce em gatas reduz em 91% as chances de desenvolvimento de lesões mamárias.

Monique Bueno
Jornalista