Início Comunicação Social Ir. Yvonne Reungoat é reeleita Superiora Geral das FMA

Ir. Yvonne Reungoat é reeleita Superiora Geral das FMA

44
0

A Madre Yvonne Reungoat foi reeleita como Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora. A eleição ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24 de outubro.

Irmã Yvonne Reungoat, 69, nasceu 14 de janeiro de 1945, em Plouenan (França) e tem 49 anos de profissão religiosa. Seu serviço de animação e governo começaram em 1983, como Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora da França.

Em 1990, ela foi nomeada como delegada das Inspetorias da Espanha e da França para a África Ocidental, uma posição que lhe permitiu conhecer outra parte do Instituto e, no mesmo ano, para participar do XIX Capítulo Geral.

Em 1991 foi eleita Superiora da província Africana Mãe de Deus, com sede em Lomé (Togo). Durante esses anos, ela teve uma relação privilegiada com as irmãs, a atenção aos jovens em formação, a colaboração com a Família Salesiana, a formação dos jovens e amor aos pobres.

No Capítulo Geral XX (1996) foi eleita Conselheira visitante. Nos últimos seis anos visitou seis províncias da América Latina, quatro Europeias e a Coreia. Em 2002, no XXI Capítulo Geral, foi nomeada Vigária Geral do Instituto. Seguiu com as comunidades diretamente dependentes da Superiora Geral, coordenou o planejamento e organização de treinamento para novos provinciais, incentivou a colaboração com a Associação do Instituto Salesiano Historical Association (ACSS).

Em 2004, visitou as comunidades de Santa Teresa, em Madrid e, em 2005, a Província de Nossa Senhora da África – na República Democrática do Congo.

No XXII Capítulo Geral de 2008 foi eleita Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. O capítulo atual XXIII (sexto em que ela está presente) foi reeleita como Madre Geral para um segundo mandato.
À pedido de aceitação do cargo pela Irmã Ciriaca Hernández, Madre Yvonne disse: “Eu aceito! Obrigada por sua confiança”. A expressão bíblica da Superiora das FMA é: “Quando sou fraco, então é que sou forte”. Ao final ela afirmou que se entregar totalmente à Maria e congratula-se com o convite: “Fazei o que ele vos disser”.