Início Comunicação Social “Luta Antimanicomial” é tema do 1º Simpósio da Liga de Psiquiatria do...

“Luta Antimanicomial” é tema do 1º Simpósio da Liga de Psiquiatria do UniSALESIANO

43
0

Integrantes da Liga incluíram assuntos relacionados à pandemia provocada pelo novo coronavírus

A Liga de Psiquiatria “Nise da Silveira”, do curso de Medicina do UniSALESIANO, realizará seu 1º Simpósio com o tema “Luta Antimanicomial”, nos dias 5 e 6 de novembro, das 19h às 21h30, pelo Canal da Liga no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCK4X1_RIpdxT0KUt-rJS_OQ.

O objetivo do evento é promover uma discussão de assuntos relacionados à Psiquiatria e que precisam ser debatidos em sociedade, promovendo assim, a disseminação do conhecimento.

“Esse é o primeiro ano em que a Liga realiza um simpósio e, para marcar a data, a diretoria escolheu como uma das temáticas a luta antimanicomial, uma forma de homenagear quem dá nome à Liga, a médica psiquiatra, Dra. Nise da Silveira”, explicou a Presidente da Liga de Psiquiatria, a aluna Camila Matarazzo.

Além do tema principal, os integrantes da Liga decidiram incluir assuntos relacionados à pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Vamos tratar também sobre a influência da pandemia na saúde mental e a relação social que existe com pacientes psiquiátricos”, completou Camila.

Santa Casa de São Paulo

O evento do UniSALESIANO será realizado em parceria com a Liga de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. No dia 5 de novembro, as palestras serão ministradas pelos preceptores da Liga de Psiquiatria do UniSALESIANO, psiquiatras Carolina Marçal e Leandro Zonta. E no dia 6 de novembro, as palestras serão ministradas por médicos psiquiatras vinculados à Liga de Psiquiatria da Santa Casa. Os temas abordados serão: Influências de Nise da Silveira, Reforma Psiquiátrica, Pandemia e Mídias Sociais e Psicopatia.

De acordo com a preceptora, Dr. Carolina Marçal, a expectativa do evento é grande, já que serão tratados assuntos importantes e pouco debatidos durante a formação médica e na sociedade de forma geral “É fundamental entendermos a história da Psiquiatria e toda a luta até os tempos atuais, para que os pacientes com transtorno mental sejam incluídos na sociedade sem preconceito e, assim, minimizar o estigma das doenças mentais”, frisou.

Integrantes da Liga

A Liga de Psiquiatria é formada pelas acadêmicas: Camila Matarazzo (Presidente), Christiane Maia (Vice-Presidente), Kayene Alcântara e Giovanna Manzi (Secretárias), Nathália Tozzo e Mariana Sumita (Marketing), Natália Furlaneto (Diretora de Eventos), e Cecília Hoguihara e Cíntia Kawata (Tesoureiras), além dos membros Carlos Henrique Moulin Naumann, Thales Müller Silvério Alves, Luísa Elias Pereira, Gabriel Augusto Vitalino dos Santos, Luísa Augusto Melhado, Júlia Carvalho de Souza, Camila Camargo Rici Antônio, Laura Alice Inoue Aguiar, Bruna dos Anjos Barbosa da Silva e Mariana Reis.

As inscrições para o 1º Simpósio da Liga de Psiquiatria podem ser realizadas até o dia 5 de novembro pelo link: https://www.even3.com.br/simposiolapns2020/ e também pelo Instagram da Liga – @lapns.unisalesiano ( https://instagram.com/lapns.unisalesiano?igshid=1ko05mq3q5yc)

 

Programação

Dia 05/11/2020 (quinta-feira)

19h – “Influências de Nise da Silveira na Psiquiatria Moderna” – palestrante, psiquiatra, Dra. Carolina Marçal

20h20 – “Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica” – palestrante, psiquiatra, Dr. Leandro Zonta

 

Dia 06/11/2020 (sexta-feira)

19h – “Pandemia e Mídias Sociais” –  palestrante, psiquiatra, Dr. Pedro Shiozawa

20h20 – “Psicopatia e a dinâmica perversa” – palestrante, psiquiatra, Dr. Danilo Furlanetto

 

Por: UniSALESIANO