Início Comunicação Social Livro do Beato Luís Variara é traduzido para o português

Livro do Beato Luís Variara é traduzido para o português

49
0

O lançamento do texto traduzido será neste domingo, 02/12, às 8h30, no Hospital São Julião – em Campo Grande.

As Filhas dos Corações Sagrados chegaram no Brasil em 11 de fevereiro de 1896, para colaborar com Irmã Silvia Vecellio no hospital São Julião, entre os doentes portadores de hanseníase. Desde essa época tem-se mantido o desejo de dar a conhecer a vida do Fundador do Instituto, o Padre Luís Variara, Salesiano de Dom Bosco, tanto mais, quando em 2002, foi declarado Beato pelo Papa São Joao Paulo II. Nessa ocasião o mundo salesiano, teve oportunidade de conhecer a figura deste irmão, sua história foi divulgada em vários países e idiomas, mas em língua portuguesa não se tinha essa possibilidade  de contar com um texto que permitisse dar a conhecer a história deste Santo Fundador.

A irmã Blanca Lury Abril Rincón, filha dos Sagrados Corações, missionária entre os doentes portadores de Hanseníase no hospital  São Julião, assumiu a tarefa de traduzir ao português, o texto: “O Amigo dos Hansenianos”, escrito em espanhol pelo Padre Eliezer Salesmán. A iniciativa foi acolhida e promovida pelo Padre Inspetor, Gildásio Mendes e pelo conselho inspetorial de Campo Grande. 

Sem dúvida, que a leitura da história do Beato Luís Variara Fundador é uma chamada do Senhor  aos leitores, para descobrir os caminhos e a misericórdia de Deus  nos mais pequenos e desafortunados filhos, lhes dando um novo signo de esperança à luz do mistério de Cristo. Os convidamos a entreter-se nas páginas deste livro que nos dá a possibilidade de nos encontrar com Deus, convencidos do grande proveito espiritual e apostólico que nos oferece este texto.

O livro original, se apresenta em 60 capítulos, que temos conservado na atual edição em língua portuguesa. Enquanto a apresentação do texto, o original em tamanho: 165 x 11.7, assim como outros particulares que, são próprios do estilo popular e chamativo com que o Padre Sálesman costuma apresentar seus livros são os títulos em cores, a citações textuais em letra cursiva e negrito os quadros em cores e com alguma frase bíblica o de algum santo tem sido variados ou suprimidos em nosso texto atual, que nesta nova apresentação apresentamos um pouco mais discreto e elegante. No interior do texto conserva-se as os quadrinhos que vão resumindo a história, assim como também as fotografias de personagens e lugares relacionados com o relato.

Como já disse em linhas anteriores, trata-se de um texto cuja finalidade é a de dar a conhecer a vida do Padre Luís Variara, um sacerdote salesiano de origem italiana que em sua experiência missionária, no lazareto de Agua de Deus, na Colômbia, aplicou o espírito e a pedagogia de São João Bosco, com os doentes de hanseníase, entre os que se contava uma grande maioria de crianças e jovens afetados pela doença e confiscados no lazareto pelo governo da época, então rodeado de arame ao estilo dos posteriores campos nazistas.

O Padre Variara superou todo temor ao contagio e todo respeito humano, para se converter no “Amigo, e mais ainda, pai dos Hansenianos”. Desenvolveu diversas iniciativas de caráter pedagógico e pastoral no lazareto, se destacando em suas obras o Oratório – Asilo Miguel Unia, uma obra tipicamente salesiana para a educação e assistência das crianças doentes e filhos de doentes e a fundação do Instituto das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, uma congregação que fez possível a vida religiosa as jovens portadoras de Hanseníase e sãs com parentes também portadores de hanseníase  que não podiam ser admitidas em outras congregações, dando assim resposta a um projeto de vida, motivado pelo chamado de Deus.

O Instituto das Filhas dos Sagrados Corações, tem-se projetado no mundo por meio de comunidades fraternas e apostólicas presentes atualmente em 12 países, vivendo e partilhando a experiencia do Carisma Salesiano Vitimal com os sócios do Movimento Leigo Padre Luís Variara e os destinatários da missão, em obras educativas e de saúde. Este carisma expressa a vivência salesiana da Páscoa de Cristo em uma vida de alegria e esperança, mesmo em meio as difíceis situações como a doença, o sofrimento ou as preocupações da vida cotidiana.

Façamos a leitura do livro com espírito aberto às inspirações da graça de Deus e que seja Ele pela intercessão de Maria Auxiliadora padroeira da Família Salesiana e o Beato Luís Variara quem nos ajude para imitar seu exemplo de caridade e amor aos doentes.

Hna Blanca Lury Abril Rincon

Filha dos Sagrados Corações