Início Instituição de Ensino Superior Lives do UniSalesiano sobre cuidados paliativos e comunicação de más notícias prendem...

Lives do UniSalesiano sobre cuidados paliativos e comunicação de más notícias prendem a atenção e duram 5 horas

44
0

Cinco horas. Esse foi o tempo de duração de duas lives promovidas pelas Ligas Acadêmicas de Psiquiatria “Nise da Silveira” e de Oncologia do curso de Medicina do UniSALESIANO, com os temas: “Cuidados Paliativos” e “Comunicação de Más Notícias”.

De acordo com a presidente da Liga de Oncologia, a acadêmica Júlia Zeffiro, houve uma percepção por parte dos envolvidos na organização do evento de que ambos os temas exigem uma habilidade difícil e delicada, um constante aprendizado e uma capacidade empática da equipe multiprofissional com a pessoa que sofre e seus familiares. “O público se envolveu com a abordagem dos assuntos feita por excelentes profissionais”, disse Júlia.

No 1º dia do evento, o tema “Cuidados Paliativos e Equipe Multidisciplinar” foi ministrado por três profissionais: o enfermeiro e coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Amor de Jales, Antônio Carlos Gonçalves; a psicóloga clínica do Hospital da Unimed de Araçatuba e do Hospital do Amor de Jales, Caroline Bitencourt, e o chefe da Unidade de Geriatria e Gerontologia do Hospital da Aeronáutica, em Brasília, Dr. Ricardo Lopez Alanis.

Segundo a presidente da Liga, os palestrantes pontuaram sobre os aspectos conceituais, as dificuldades encontradas para implementação dos cuidados paliativos dentro das instituições e mudanças nessa área após o início da pandemia da Covid-19.

Já no 2º dia, a responsável pela explanação do assunto “Comunicação de Más Notícias” foi a coordenadora do curso de Psicologia do UniSALESIANO, Prof.ª Mirella Martins Justi. Ela apresentou os aspectos éticos e burocráticos, além de questões psicológicas que cercam o tema. “Fiquei feliz com o convite e a oportunidade de falar sobre o assunto. Abordei alguns aspectos como as características das más notícias e como informar pacientes e familiares sobre determinadas situações, lembrando que deve ser considerada a fase do ciclo vital do receptor”, explicou Mirella.

A presidente Júlia afirmou que, em ambos os dias, os minutos finais das palestras foram destinados às perguntas do público. “Ao final do evento, contabilizamos incríveis cinco horas de muito conhecimento partilhado”, ressaltou a presidente da Liga, ao completar que os interessados podem acessar as lives pelos endereços eletrônicos: https://www.youtube.com/watch?v=26-Ane3ptqM e https://www.youtube.com/watch?v=Q5lReZeX6ok.

 

Monique Bueno
Jornalista