Início Pastoral Juvenil Vocacional “Live Vocacional” leva proposta salesiana à juventude

“Live Vocacional” leva proposta salesiana à juventude

50
0

A transmissão durou 1 hora e 20 minutos na noite de sábado (24/04), e foi realizada a partir da Capela do Colégio Dom Bosco. Música, mensagem e testemunho de vida formaram o conteúdo do evento liderado pelo P. Aldir da Silva, sdb e pelo salesiano estudante de filosofia, Rafael de Souza.

A primeira mensagem da noite foi dada pelo inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos, que conclamou os jovens a ouvirem o chamado de Deus, que respeita a nossa liberdade e, por isso, utiliza de diversos meios para se fazer ouvir.

O título do evento “Quero, com a Graça de Deus” é uma resposta positiva ao chamado, retirado da liturgia para o sacramento da ordem. A frase inspirou toda a fala dos coordenadores da live que, em linguagem descontraída e acessível aos jovens, demonstrou que ouvir e responder ao chamado de Deus é uma parte fundamental da realização humana.

O salesiano pós-noviço, Javael Bodokori Ekureu, de origem boe-bororo, lembrou que a resposta ao chamado de Deus é um gesto de fé que, no jeito de São João Bosco, traz alegria e realização pessoal. A partir desse testemunho, P. Aldir lançou a pergunta: “Por que é que você, meu caro jovem, não entrega a sua vida para servir a Jesus?” e convidou a que sejam todos imitadores de Jesus Cristo, o Bom Pastor, remetendo ao evangelho do 4° Domingo da Páscoa.

Outro testemunho apresentado foi do salesiano pós-noviço Marcelo Henrique da Conceição, que lembrou a importância da devoção a Nossa Senhora no caminho de discernimento vocacional, conforme ensinou São João Bosco.

Todo o trabalho foi direcionado a estimular os jovens a ouvirem o chamado de Deus e se prepararem a dar uma resposta, preferencialmente positiva. A atividade vem ao encontro de um apelo feito pelo inspetor, P. Ricardo Carlos, que conclamou a cada salesiano da inspetoria a ser um agente vocacional no ambiente em que está através do exemplo de fé e consagração religiosa.

Ao final, o P. Wagner Galvão, Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, expôs o Santíssimo Sacramento para um momento de louvor e adoração, de forma a deixar claro que toda vocação tem origem e destino em Jesus Cristo, presente no divino sacramento.

O evento online foi uma das atividades contidas no Planejamento 2021 da Pastoral Juvenil Vocacional da Inspetoria de Campo Grande e foi realizado em parceria da equipe inspetorial da PAVOC com a Paróquia São João Bosco de Campo Grande, que viabilizou toda a estrutura técnica para a transmissão, além da liderança no “ao vivo”, com o pároco, P. Aldir.

Se você não viu a “live” no sábado, pode conferir o evento na íntegra no link abaixo:

 

 

Euclides Fernandes

DRT/MS  55/02