Início Comunicação Social Lição de cidadania: Cidade Dom Bosco empossa prefeitos eleitos pelos estudantes

Lição de cidadania: Cidade Dom Bosco empossa prefeitos eleitos pelos estudantes

40
0

A MSMT – Cidade Dom Bosco empossou, nesta sexta-feira (10) os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, eleitos pelos próprios estudantes em eleição realizada este mês, nos três períodos de ensino. “Eles participaram de forma efetiva e estamos perpetuando a consciência de ser cidadão e de responder pelos seus atos. A Cidade Dom Bosco dá prioridade e reconhece as ações dos seus alunos. Acreditamos que com essa forma de educação conseguiremos formar pessoas capazes de mudar a sociedade”, apontou Maria Clarice Servion, diretora do Colégio Dom Bosco.

Cerca de 100 jovens participaram do processo de eleição. A escola conta com 2.250 alunos divididos nos três períodos. Concorreram à prefeitura escolar, representantes de 3 partidos: 3 de Abril , data do aniversário de fundação da obra social;  15 de outubro, aniversário do seu fundador, padre Ernesto Sassida e 21 de setembro, data do aniversário de Corumbá. A eleição foi no dia 07 de abril.

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte destacou a importância de discutir política com os jovens. “A Cidade Dom Bosco tem o papel de educar e de formar cidadãos. Desde cedo, eles se preocupam em levar os jovens a refletirem sobre o papel de cada um deles na sociedade e discute também política, cidadania. Hoje, as pessoas primeiro cobram e depois tomam ciência da situação dos fatos, já esses jovens estão sendo ativos e participando efetivamente da sociedade, isso fortalece a consciência de cidadania”, enfatizou.

A posse dos candidatos contou com missa, solenidade de entrega de faixas aos eleitos e apresentações culturais, com coreografias, banda de percussão do Colégio Dom Bosco, banda do Exército e sobrevoo do helicóptero da Marinha do Brasil.

O projeto

A Prefeitura da Cidade Dom Bosco é uma experiência de participação e responsabilidade dos alunos seguindo o Sistema Preventivo de Dom Bosco, que é o método educativo baseado inteiramente na razão, na religião e na “amorevolezza”, palavra sem tradução na língua portuguesa que alguns identificam como bondade. Pode-se dizer que esse é “o evangelho em termos de pedagogia”.

Essa é a 45ª edição do projeto que foi idealizado pelo padre Ernesto Sassida, falecido em 2013. Foram eleitos pelos alunos do período noturno Ingrid Pereira Lara (prefeita) e Rogério Silva da Silva (vice-prefeito), do partido  21 de Setembro.

No período vespertino, Alex Alessandro Apodaca Cardoso (prefeito) e Cauã Gabriel Saucedo Arruda (vice-prefeito), do partido 3 de abril. No período matutino, Renata Assunção de Andrade Vieira foi a prefeita eleita pelo partido 21 de Setembro, tendo como vice Emanuel de Lima.

Diário Corumbaense


Galeria de fotos