Início Paróquias Lançamento oficial do Opúsculo sobre as Paróquias e os Santuários confiados aos...

Lançamento oficial do Opúsculo sobre as Paróquias e os Santuários confiados aos Salesianos

59
0

(ANS – Roma) – Como se programara, decorreu o lançamento oficial do opúsculo sobre as Paróquias e os Santuários confiados aos Salesianos, pela plataforma Zoom, nos dias 10 de janeiro (às 12h00 – UTC+1, em inglês) e 11 de janeiro (às 15h00 – UTC+1, em italiano, espanhol, francês, polonês e português).

Mais de 600 foram as pessoas que participaram – entre salesianos (Inspetores, Delegados de PJ, Reitores de Basílicas, Párocos, Diretores, Encarregados de oratório, Vigários paroquiais… ) e Leigos (Salesianos Cooperadores, Ex-alunos, Membros de Conselhos pastorais, Catequistas, Professores, Animadores de oratório, membros da Equipe de Pastoral Inspetorial, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Coordenadores…) – de todas as Inspetorias do Mundo.

Depois de rápida introdução e a reza de uma ave-maria (cada qual na sua língua), ilustrou-se o percurso que levou à realização desse opúsculo.

Cada realidade, de fato, conta com seus próprios nós cruciais e suas dificuldades. Entretanto, com a colaboração das várias Inspetorias, pôde-se enriquecer a reflexão com novos temas, tópicos e propostas. O Documento é fruto, pois, de um processo em que todos os sujeitos se envolveram e ouviram, a fim de chegar, com a maior aderência possível, até cada realidade. Todo o processo de participação, de fato, para ser eficiente, deve não só basear-se no confronto e envolvimento dos atores locais mas também ‘pertencer’ aos sujeitos envolvidos, i. é, ser sentido como próprio por todos. Foi desde esse horizonte que se partiu para a reflexão.

Diversas Regiões da Congregação enviaram a própria contribuição acerca dos maiores desafios vividos nas realidades paroquiais (sob os aspectos sociorreligiosos, de evangelização, de pessoas envolvidas – sacerdotes e párocos, fiéis, jovens, pais, etc.) e trabalharam o texto “A PARÓQUIA E O SANTUÁRIO CONFIADOS AOS SALESIANOS” no “Quadro de Referência para a PJ” – fruto que foi do trabalho desenvolvido havia já alguns anos nas Inspetorias e no Dicastério para a PJ – para em seguida evidenciar PERCURSOS E PROPOSTAS. Contextualmente foram recebidas as orientações do Reitor-Mor e seu Conselho, que havia dedicado muita atenção e interesse ao texto, contribuindo ativamente.

E exatamente porque lhe está deveras a peito, foi partilhada durante o encontro uma videomensagem de saudação do P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor. Assaz interessante foi também a intervenção do P. Miguel Ángel García Morcuende, Conselheiro para a PJ, que apresentou uma síntese de todo o documento, propondo, mais, algumas estratégias.

No final partilhou-se com todos o «link» web em que está o conteúdo: o ‘file’ do opúsculo em alta resolução, o pdf modificável, os ‘PowerPoints’ que ilustram o opúsculo em todas as suas partes – que poderão ser utilizados para aprofundar os assuntos nos encontros das várias realidades – e os vídeos; toda uma série de recursos, visando favorecer a reflexão nos mui variados ambientes e realidades.

Fonte: ANS