Início Comunicação Social Laboratório de Simulação Realística do UniSALESIANO já é um dos melhores do...

Laboratório de Simulação Realística do UniSALESIANO já é um dos melhores do Estado de SP

52
0

UniSALESIANO possui 100 simuladores destinados ao curso de Medicina e a todos da área de saúde

Laboratório de Simulação Realística do curso de Medicina do UniSALESIANO é considerado um dos mais completos e altamente inovadores do Estado de São Paulo. São 100 unidades de simuladores que realizam as mais diversas funções, sendo o mais novo, o Harvey, um simulador de paciente cardiopulmonar existente em apenas 19 Instituições de Ensino Superior de toda a América Latina, segundo a empresa Laerdal Medical, responsável pela comercialização do produto.

No dia 22 de outubro, o técnico Obed Frometa, do The Gordon Center, da Universidade de Miami, esteve no UniSALESIANO para dar um treinamento aos professores do curso de Medicina sobre as técnicas utilizadas com o novo simulador de pacientes para exames cardiovasculares e pulmonares.

O treinamento aconteceu no Laboratório de Habilidades Médicas e foi direcionado aos docentes: Helena Codeiro Barroso, Vinicius Nakad Orsatti, Vilma Neri Shisato, Adriano Pellicioni, Carlos Henrique Mori Frade Gomes.

De acordo com Obed Frometa, Harvey provê acesso a todas as patologias cardiopulmonares, desde as mais comuns até as raras, que são difíceis de encontrar no paciente real. “Agora, com o Harvey, os alunos do UniSALESIANO poderão ter acesso a isso”, disse.

Com o simulador de paciente cardiopulmonar é possível auscultar a pressão arterial, pulsos, sons cardíacos, sopros e sons respiratórios. “Isso é bom para os professores, poder mostrar cada patologia e suas condições, dar habilidades aos estudantes que terão grande vantagem em lidar com as doenças cardíacas”, acrescentou o técnico.

VITRINE

Para Eduardo Figueiredo, Gerente Regional de Vendas – São Paulo e Centro-Oeste – Brasil, da Laerdal Medical, a aquisição do Harvey unida a todo o centro de simulação do UniSALESIANO pode ser considerada uma vitrine para outros cursos de Medicina do extremo oeste paulista. “Um equipamento extremamente robusto, específico e de alto valor agregado, que vai valer muito a pena na parte de qualidade do ensino do UniSALESIANO”, salientou.

Já o coordenador do curso de Medicina, Doutor Antônio Henrique Poletto, afirma que o método de simulação realística, além de ser eficiente, é muito humanizado, pois permite o desenvolvimento de habilidades e posturas éticas antes que o estudante tenha os primeiros contatos com os pacientes. “Esse é um aspecto muito importante do Laboratório de Simulação”, disse.

Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, afirmou que “o curso de Medicina continua sendo bem equipado, aprimorando a formação dos futuros médicos com grande qualidade”.

Monique Bueno
Jornalista