Início Pastoral Juvenil Vocacional Jovens salesianos recebem os ministérios do Acolitato e Leitorato

Jovens salesianos recebem os ministérios do Acolitato e Leitorato

115
0

A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (31-08) durante a Santa Missa, no Instituto Teológico Pio XI, na Lapa (SP). Devido às restrições sanitárias em decorrência da covid19, a celebração foi fechada ao público. No entanto, amigos, parentes e toda a família salesiana puderam acompanhar em oração e visualizar a celebração pelas redes sociais que transmitiram ao vivo. A celebração, presidida pelo P. Justo Ernesto Piccinini, inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP), ainda pode ser vista no vídeo da transmissão, gravado no link abaixo:

https://www.facebook.com/acordar.patiovirtual/videos/355614405596238

O ministério do Acolitato é dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da Eucaristia. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser um ministro da Eucaristia extraordinário de modo mais permanente na diocese. Já o ministério do Leitorato é recebido com a intenção de tornar-se auxiliar na Liturgia da Palavra, passando a ser oficialmente um Leitor da Igreja.

Os jovens salesianos que receberão os ministérios são provenientes de diversas inspetorias brasileiras. Eles fazem parte do curatorium de teologia da Lapa em preparação para o sacerdócio. São eles: Denis Castro, Denilson Bezerra, Deyvison Santana, Diego Silva, Gutielles dos Reis, Ivan Alves, Josemar Abel, Luís Antônio e Michel Dutra.