Início Pastoral Juvenil Vocacional Jovens refletem maneira ideal de responder ao chamado de Deus

Jovens refletem maneira ideal de responder ao chamado de Deus

49
0

Jovens refletem maneira ideal de responder ao chamado de Deus

Os dois dias de EIVOC – Encontro Inspetorial Vocacional – são intensos na meditação da palavra de Deus, reflexão sobre os valores humanos e a perspectiva de um futuro comprometido com a fé em Jesus Cristo, no estilo de Dom Bosco.

Ao todo, 20 jovens, entre 17 e 21 anos, participam do encontro vocacional no Instituto São Vicente, em Campo Grande, neste primeiro sábado e domingo de junho. Vinícius Alves, 20, veio da cidade de Primavera do Leste, em Mato Grosso. Ele revela a convicção de ter sentido o chamado a ser sacerdote. “Jesus me surpreendeu. Eu planejava fazer uma faculdade, formar família e tudo mais, mas em um encontro vocacional como este, no momento da Eucaristia, Jesus mudou todos os meus planos e me chamou para outro caminho.”

Mas, nem sempre esse chamado de Deus vem de forma tão clara como o Vinícius percebeu. Por isso, toda a Igreja, orientada pelo papa Francisco, se dedica ao acompanhamento vocacional dos jovens ao redor do mundo. “O encontro vocacional é uma oportunidade que nós temos de orientar os jovens para uma escolha de vida, porque nós somos felizes e realizados quando encontramos o nosso caminho”, afirma o P. Wagner Galvão, coordenador do encontro.

Carisma Salesiano – O trabalho vocacional é uma das atividades marcantes deixadas por São João Bosco aos seus salesianos. O compromisso de seguir a Jesus Cristo, desde os primeiros anos da congregação, se confundia com o “seguir a Dom Bosco”. Uma situação que ficou celebrizada na frase de D. Cagliero “frade ou não-frade, eu fico com Dom Bosco”, ao ser questionado sobre seu futuro religioso.

O padre Wagner lembra o apelo do papa Francisco e do reitor-mor, D. Ángel Artime, para que cada cristão, cada irmão religioso, assuma o compromisso de ser um cultivador e incentivador de novas vocações. “É fundamental que o Salesiano que está no mundo do trabalho das escolas, das paróquias, das faculdades, das missões, das comunicações e das obras sociais, esteja atento à prática de uma cultura vocacional, para dar continuidade ao carisma de Dom Bosco,” declarou.