Início Comunicação Social Jovens protagonizam momentos aprendizado, fraternidade, oração e diversão no Intercâmbio de Líderes...

Jovens protagonizam momentos aprendizado, fraternidade, oração e diversão no Intercâmbio de Líderes 2018

35
0
SAMSUNG CSC

As lideranças das escolas salesianas da Inspetoria de Campo Grande participaram, de 19 a 22 de julho, do Intercâmbio de Líderes 2018, realizado no Instituto Salesiano São Vicente – Campo Grande. Tradicional na Inspetoria, o evento reuniu, nesta edição, 65 jovens do Ensino Médio, envolvidos na pastoral e que são lideranças entre os alunos das escolas participantes: Salesiano Dom Lasagna (Araçatuba), Salesiano Santo Antônio (Cuiabá), Salesiano Dom Bosco (Campo Grande), Salesiano Dom Bosco (Três Lagoas), Cidade Dom Bosco e Salesiano Santa Teresa (Corumbá), Salesiano Santa Maria (Cáceres) e Salesiano São Gonçalo (Cuiabá). O tema trabalhado foi “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional“, em sintonia com o Sínodo da Juventude.

“O Intercâmbio de líderes das escolas é um tesouro da nossa inspetoria. Tivemos representantes de todas as nossas escolas e a maioria participou pela primeira vez. A eles foram proporcionados momentos de convivência, missa, orações, adoração e de animação”, afirmou o coordenador do setor Escolas, Pe. Hermenegildo Conceição Silva. Ele destacou ainda o empenho dos educadores em oferecer as oficinas de Oração/Liturgia, Comunicação e Música/Recreação aos participantes.

De acordo com o Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Wagner Luis Galvão, o objetivo é que os jovens compartilhem todo o conhecimento que receberam com os seus grupos de pastoral. “A escola salesiana existe por causa do espírito de Dom Bosco, que é formar bons cristãos e honestos cidadãos, e nós incentivamos isso exercitando a fé dos nossos jovens”, ressaltou o delegado.

Thais Oliveira, aluna do Colégio Salesiano Santa Maria, conta que o Intercâmbio proporcionou a ela a oportunidade de “conhecer pessoas novas, fazer amizades e adquirir grandes experiências para compartilhar com a escola na formação da pastoral”. 

Arthur Paredes, aluno do Colégio Salesiano São Gonçalo, afirma ter gostado da experiência, especialmente da oficina que participou. “Aprendi a escrever notícias e a minha expectativa é aplicar os meus conhecimentos no meu grupo de comunicação do colégio”.

O Intercâmbio foi encerrado no domingo (22) com uma celebração presidida pelo Inspetor, Pe. Gildásio Mendes, que contou com a presença de todos os jovens e educadores de pastorais que os acompanhavam. 

Fládima Christofari

Clique aqui e confira as fotos