Início Comunicação Social Jovens indígenas participam da ‘Primeira Jornada Salesiana de Meruri’ (MT)

Jovens indígenas participam da ‘Primeira Jornada Salesiana de Meruri’ (MT)

89
0

Um final de semana especial para os jovens indígenas de Meruri (MT) aconteceu entre os dias 19 e 21 de novembro, quando foi realizada a Jornada Indígena. Cerca de 40 jovens da etnia Boe-Bororo, moradores da Aldeia Sagrado Coração de Jesus participaram da experiência de espiritualidade salesiana.

A atividade foi organizada pelos salesianos de Meruri, em especial pelo tirocinante Vinícius Martins, e também teve a importante participação do diretor de Meruri, P. Andelson, do P. João Bosco Maciel, das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Maria Imelda, Ir. Eblin Àngel, Ir. Maristela Muñoz e Ir. Elza Maria, além da Cooperadora Salesiana, Sra. Bernadethe Campos de Paula, e dos monitores indígenas Lauro Pariko e Agostinho Eibajiwu. A Jornada Indígena foi coordenada pelo P. Wagner Galvão, delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional e Ação Missionária, com a equipe inspetorial da PJV, representada pelos leigos Jaqueline Mendonça e Enzo Camargo.

O tema do encontro foi “MATO ITAE, IMODE TARO RAKADO” (“Venha a mim, eu te farei forte”). A proposta foi de proporcionar um encontro pessoal dos jovens boe-bororo com Deus no estilo da espiritualidade salesiana, sem desfazer os traços culturais do grupo. Foram dias de muita espiritualidade, oração, interação e também houve momentos de oratório festivo no sábado à tarde, em que ficou muito claro o carinho e a amizade de todos os jovens com os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora. De acordo com o Delegado Inspetorial, P. Wagner, a experiência da Jornada Indígena foi muito valiosa porque leva uma semente de esperança e alegria à juventude bororo. “Foram momentos de grande riqueza espiritual e cultural, em que nós aprofundamos o conhecimento de Jesus Cristo com o jeito alegre e vibrante que Dom Bosco ensinou e que os Boe-bororo abraçam com muita fé”.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02