Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Jovens fazem formação missionária indígena em Sangradouro.

Jovens fazem formação missionária indígena em Sangradouro.

15 de julho de 2019

Estudantes de teologia, irmãs salesianas, tirocinantes e aspirantes salesianos estiveram reunidos entre os dias 01 e 06 de julho para um curso de formação sobre cultura e língua indígenas, na missão de Sangradouro (MT).

O salesiano irmão Mário Bordignon coordenou o curso sobre a cultura bororo, com a participação do indígena Miguel Atugoréu, que ajudou no estudo da língua. Foram 40 horas de estudo com dois períodos, alternando cultura e língua. O plano de aulas sobre cultura trouxe a história indígena geral, história bororo, alguns aspectos da cultura bororo, funeral, religião bororo e atitudes missionárias frente a riqueza da cultura bororo. Na parte da língua, foram seguidos os pontos mais importantes da gramática bororo escrita pelo padre Gonzalo Ochoa.

Sobre a cultura Xavante, o padre Bartolomeo Giaccaria e o padre Gerorg Lachnitt apresentaram aspectos da cultura e uma introdução ao uso de material da língua existente, deixando para os participantes do curso,  o compromisso de aprofundarem os estudos da líntua durante o ano.

Na avaliação final, destacou-se que o curso foi muito bom no estudo da história, cultura e religião dos indígenas. Já para o estudo da língua, ainda será necessário mais aprofundamento para que os resultados sejam efetivos.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS