Início Comunicação Social Jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora desenvolvem voluntariado em Corumbá

Jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora desenvolvem voluntariado em Corumbá

64
0

IMG_7581Um grupo com 13 jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campo Grande-MS, aproveitou as férias para realizar uma ação missionária na Casa de Recuperação Infantil Padre Antonio Muller (Cripam) e no Centro Apoio Infanto Juvenil (CAIJ) – em Corumbá- MS. Eles estavam acompanhados dos pós-noviços da Inspetoria Salesiana de Campo Grande e pelo padre Adalberto Alves de Jesus, sdb.

Durante uma semana, entre os dias 8 e 15 de julho, os jovens desenvolveram atividades para a Colônia de Férias denominada  “2º Big Brother CAIJ-2017” voltada a 114 adolescentes com idade de 13 a 18 anos. A juventude missionária e os pós-noviços foram responsáveis por toda a parte de espiritualidade, teatro, catequese e reflexões diárias sobre Nossa Senhora. Eles prepararam missas, rosários e ajudaram na organização e limpeza dos quartos e dos banheiros. Por fim, promoveram jogos e o certame mariano.

Para a pedagoga e coordenadora dos projetos do CAIJ e Cripam, Luciene da Costa Cunha, a presença dos jovens foi grande significado. “Eles contribuíram em todas as atividades de forma articulada como grupo, favorecendo a troca de experiência do melhor que tinham para oferecer a sua experiência com Deus”, ressaltou.

CAIJ

O Centro Apoio Infanto Juvenil (CAIJ)  é uma obra diocesana com espírito salesiano, guiada pelo padre Pasquele Forin, sdb. Há 21 anos presente em Corumbá, ela atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do abrigo institucional Casa Irmã Marisa Pagge e do Centro de Apoio Infanto-juvenil, que atende 600 crianças entre 4 e 17 anos de idade, com atividades de apoio escolar e laboratórios artístico, cultural, recreativo e musical, atendimento psicossocial, formação cidadão e grupos de fortalecimento de vínculos, no qual pais e filhos participam de cursos de geração de renda. Todas as ações possuem como fio condutor uma pastoral educativa norteada pela espiritualidade juvenil salesiana.

CRIPAM

A Casa de Recuperação Infantil Padre Antonio Muller (Cripam) é uma organização não-governamental localizada em Corumbá (MS). A organização surgiu em 1997 com a finalidade de recuperar crianças vitimas da desnutrição, com atendimento diário de 30 crianças, entre zero a cinco anos e onze meses de idade.

Atualmente a ONG acolhe, oferece higiene, alimentação, atendimento médico, fisioterapia, exames e atividades lúdicas para as crianças. São realizadas reuniões de orientação, formação e geração de renda para as famílias dos beneficados. A equipe também atua por meio de visitas familiares e oferece o encaminhamento para rede social de atendimento, quando é necessário. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira.

Em 1999 surgiu a segunda linha de ação social da Cripam: a Casa de Acolhimento Institucional Marisa Pagge, que fica aberta de domingo a domingo para atendimento de crianças vítimas de abono ou negligência familiar.

As três instituições são acompanhadas pelo bispo diocesano de Corumbá, Dom Segismundo Martinez, SDB e pelos padres salesianos Pascoal Forin e Carlos Rey Estremera.


Galeria de fotos