Início Pastoral Juvenil Vocacional Jovens concluem ‘Estágio Vocacional 2023’ em Campo Grande

Jovens concluem ‘Estágio Vocacional 2023’ em Campo Grande

73
0

Desde a quinta-feira (26/01), 21 jovens estiveram reunidos na Casa de Retiros do Instituto São Vicente para o Estágio Vocacional da Inspetoria Salesiana de Campo Grande. A experiência de encontro juvenil é um dos primeiros passos na caminhada de discernimento vocacional para aqueles rapazes que se sintam chamados por Deus à vida religiosa salesiana, segundo o estilo deixado por São João Bosco.

Os dias foram marcados por reflexões que tiveram a pessoa de Jesus Cristo como tema central, abordando ainda aspectos do cotidiano juvenil, dentro da perspectiva de elaborar uma resposta ao chamado de Deus a viver um compromisso de fé e consagração. Houve também momentos de descontração e convivência fraterna para proporcionar uma pequena experiência de vida comunitária e de amizade entre os jovens.

Para o Delegado Inspetorial da Pastoral Juvenil Vocacional, foi possível perceber a força da família e da catequese no processo de discernimento vocacional, porque quando a família “conduz os seus filhos desde cedo para a vida sacramental, mesmo que não seja em uma obra salesiana, já são plantadas as sementes de bons cristãos e honestos cidadãos”.

O trabalho de “ver brotar essas sementes” já está iniciado e, para o ano de 2023, a Inspetoria vai contar com 8 aspirantes inseridos nas casas para aprofundarem o trabalho de discernimento vocacional. Outros 4 serão acompanhados pelos salesianos das presenças onde já convivem, sendo 3 em Campo Grande e 1 em Corumbá.

O início oficial do ‘Aspirantado 2023’ está marcado para o dia 27 de fevereiro.