Início Comunicação Social Jovens aspirantes à vida salesiana fazem exercício de vida em comunidade

Jovens aspirantes à vida salesiana fazem exercício de vida em comunidade

74
0

Uma semana de convivência para aprofundamento da formação humana e cristã. Esta é a proposta do encontro de aspirantes, realizado nesta semana no Instituto São Vicente – Lagoa da Cruz – em Campo Grande. Jovens de diferentes origens, culturas e realidades, que assumiram um compromisso de caminhada formativa no carisma salesiano, estão reunidos para uma experiência voltada ao discernimento vocacional. Ao longo do ano, são realizados quatro encontros com essa finalidade. “É justamente um tempo para conviver, é uma oportunidade para fazer uma experiência comunitária”, revela o diretor dos aspirantes, padre Wagner Galvão.

Os trabalhos de formação começaram com a palestra do padre Gildásio Mendes, presidente da MSMT, na segunda-feira. Ele abordou a importância de cada jovem ser capaz de construir a própria narrativa sobre tudo o que interfere na própria existência. Para o aspirante João Vitor Antunes, de 19 anos, este momento de formação é muito importante para aprender com as experiências dos outros e também ajudar os companheiros de caminhada com as próprias experiências vividas. “É um momento em que eu consigo identificar e já começar a trabalhar a questão da convivência, principalmente com aqueles que poderão estar comigo no próximo ano em um ambiente de pré-noviciado”, revela o jovem.

De acordo com o Conselheiro para a Pastoral Vocacional, os jovens têm, nestes dias, uma oportunidade para fazer o confronto das experiências vividas ao longo do ano com as orientações dadas pelos formadores salesianos. Em um clima fraterno, são indicados os caminhos a serem percorridos para a superação das dificuldades e enfrentamentos dos desafios que se apresentam no dia-a-dia. “Nós proporcionamos a cada aspirante que possa contar a própria história, a própria experiência de Jesus Cristo a partir do seu lugar e de sua cultura, e a partir daí, vamos construindo um itinerário formativo”, afirmou.