Início Comunicação Social Presidente da Missão Salesiana concede entrevista sobre o Bicentenário de Dom Bosco

Presidente da Missão Salesiana concede entrevista sobre o Bicentenário de Dom Bosco

39
0

O presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, concedeu entrevista ao JORNAL UCDB sobre as atividades da Inspetoria no ano em que é celebrado o Bicentenário de Nascimento de São João Bosco. Confira:

“São João Bosco é um santo moderno e sempre novo”

A comunidade salesiana do mundo todo está em festa em 2015, quando se celebra o bicentenário de nascimento de São João Bosco (1815, no norte da Itália). A Família Salesiana e os jovens de todas as presenças educativas dos Salesianos vêm se preparando há três anos para essa grande comemoração e, na Missão Salesiana de Mato Grosso, mantenedora da Universidade Católica Dom Bosco, não é diferente, e várias ações devem acontecer como forma de celebrar o patrono da Juventude.

Para falar sobre esse tema, o Jornal UCDB entrevista Pe. Dr. Gildásio Mendes dos Santos, chanceler da UCDB, presidente da MSMT, doutor em estudo das realidades virtuais na Universidade de Michigan (EUA) e autor de 14 livros sobre comunicação e artigos internacionais.

JORNAL UCDB: Qual o significado de Dom Bosco para a sociedade?

PE. GILDÁSIO: Dom Bosco é profundamente homem e profundamente santo. É um educador e fundador criativo, inovador e entusiasta. Dom Bosco é o santo da alegria. Ele, já quando criança, aprendeu a jogar, a fazer mágica, a tocar piano, a trabalhar em vários tipos de profissões criativas naquela época, como teatro, e a se relacionar de maneira amigável com as pessoas. Dom Bosco era um jovem que sabia fazer grandes escolhas em tempos difíceis. Soube colocar Deus e o serviço aos outros na sua vida. Podemos dizer: um santo feliz; por isso ele é tão simpático e atual.

JORNAL UCDB: Dom Bosco gostava da educação e das tecnologias do seu tempo. O que o senhor pode citar do pioneirismo dele, e como isso influencia até hoje?

PE. GILDÁSIO: Dom Bosco aprendeu o valor de fazer as coisas com profundidade e simplicidade. Ele aprendeu que podemos fazer o melhor, ser uma pessoa humana, cristã e feliz. Por isso ele escolheu a educação – a educação como o melhor caminho de aproximá-lo das pessoas, sobretudo dos jovens. Ele aproxima-se dos jovens para levá-los a se encontrarem com eles mesmos, com um Deus que os ama muito, e a darem um sentido a suas vidas a serviço dos outros. Dom Bosco é um dos maiores gênios da educação e um dos maiores gênios da humanidade.

JORNAL UCDB: Por quê?

PE. GILDÁSIO: Porque ele soube unir grande inspiração, fé profunda e sincera, trabalho constante, metas para realizar e um grande sentido de serviço aos outros, sobretudo aos mais necessitados. Dom Bosco é educador, fundador da Congregação dos Salesianos, escritor, comunicador, construtor de Igrejas, orientador espiritual, sacerdote, santo da Igreja.  Em nome de Deus, ele soube amar e ensinar os jovens a amarem e serem amados. Dessa relação honesta e verdadeira em nome da fé, tornou-se referência de pai e amigo para os jovens e, através da educação, sabia colocar os jovens diante de grandes horizontes da vida. Além de ser uma personalidade profundamente rica de valores humanos e cristãos, mostrou o caminho para outras pessoas crescerem. Dom Bosco é sempre atual. A comunicação de Dom Bosco nasce desse horizonte de visão educativa. Ele escreveu livros, iniciou a publicação de jornal para os jovens, promoveu o teatro, a música, a imprensa escrita, entre outros.

JORNAL UCDB: Quando o senhor fala que ele foi um gênio da educação, o que podemos citar como exemplo dessa mensagem que ele deixou para os educadores e para os jovens?

PE. GILDÁSIO: Dom Bosco tem uma mãe maravilhosa, amorosa, próxima, exemplo de fé para ele. Órfão de pai bem cedo na vida, ele aprendeu com o coração de sua mãe a arte de viver e amar e se lançar ao trabalho com disciplina, foco, determinação e propósito. Ele nos ensina que a formação começa em casa, na família, no amor da família. Depois, lançou-se a aprender as coisas práticas. Foi engraxate, começou a trabalhar com madeira, aprendeu a tocar música, a fazer as atividades comuns daquela época: ler, escrever, esportes, catequese e estudar muito. Então, ele é o modelo de que educação é entusiasmo, empenho e colocar os dons a serviço dos outros.

JORNAL UCDB: O que é educação para Dom Bosco?

PE. GILDÁSIO: Educação é envolvimento e entusiasmo.  Educação é ser proativo em tudo na vida. Naturalmente, ele cria um método educativo a partir disso, quando coloca três pilares fundamentais em sua educação: amor, razão e religião. Esses três pilares da educação formam a pessoa na sua integralidade. Deus é importante na educação, assim como amor é importante. E é importante dialogar, compreender o ser humano, que é a razão. Por isso o sistema educativo de Dom Bosco, Sistema Preventivo, é sempre novo, atraente e universal. Os Salesianos trabalham em mais de 140 países em cinco continentes. Esse vigor e a solidez do sistema educativo do santo dos jovens são uma riqueza muito grande. Vejam quantas pessoas em Mato Grosso do Sul, por exemplo, foram formadas nas instituições salesianas, a contribuição deles no mundo científico, cultural, artístico, educativo e religioso.

JORNAL UCDB: Quando se fala em 200 anos, parece algo longínquo. Porém, ao contrário, vemos que Dom Bosco é muito atual. Então, como as pessoas podem viver hoje em dia o que Dom Bosco ensinou por tanto tempo?

PE. GILDÁSIO: Se formos olhar Campo Grande, Dom Bosco está presente nos salesianos, desde o Colégio Dom Bosco e FUCMT, que formaram gerações de líderes hoje da sociedade de todo o estado. Muitos jovens receberam e recebem, por exemplo, a formação cristã nas paróquias, nos oratórios, obras sociais, nos meios de comunicação. Dom Bosco é celebrado na história das pessoas que passaram na vida salesiana. Dom Bosco é celebrado, em seus 200 anos, na pedagogia que deixou para nós: acreditar na pessoa humana, acreditar em Deus, fazer o bem, viver a alegria da qual falava muito. Depois, a contribuição que os filhos de Dom Bosco têm dado ao mundo da educação com os colégios, universidades, no campo da pesquisa, do estudo antropológico, na construção do Museu das Culturas Dom Bosco, na promoção humana, nos estudos indígenas entre outros.

JORNAL UCDB: Ele foi homenageado em muitos locais. Como a sociedade reconhece o seu exemplo?

PE. GILDÁSIO: Brasília, por exemplo, foi sonhada por Dom Bosco. Hoje tem uma ermida e uma igreja linda em homenagem a ele na capital do Brasil. Ele dá nome a museus, há ruas dedicadas a ele, está presente no mundo artístico, nas paróquias e nos centros juvenis, na vida de pessoas como o Papa Francisco, que estudou com os salesianos e deve ter aprendido muito a como amar os jovens; ou o Papa João Paulo II, que viveu um período na Paróquia Salesiana da Polônia. Dom Bosco vive nos jovens, no sonho, na esperança, na alegria de cada jovem nos dias de hoje. Depois, está presente na família salesiana: salesianos, irmãs salesianas, ex-alunos. Esse ano jubilar do bicentenário é um momento de renovação do nosso amor a Dom Bosco; é um compromisso com tudo aquilo que ele ensinou, e um olhar para o futuro também, de esperança para o futuro.

JORNAL UCDB: E o que a MSMT está preparando para esse ano de especial?

PE. GILDÁSIO: Nos últimos três anos, a Missão Salesiana já vem se preparando para o bicentenário, em que foi aprofundada a questão da pedagogia, da espiritualidade. Foram realizados congresso de educação, exposições fotográficas e artísticas, seminários. O Padre Osmar Bezutte e eu produzimos um CD duplo de Dom Bosco, foram produzidos vídeos, publicações, inclusive o livro do Dr. Pe. Afonso de Castro; foram realizados congressos, seminários, exposições da presença dos 120 anos dos salesianos e outras atividades. Todas as comunidades estão realizando alguma obra concreta para o centenário: a UCDB está construindo uma igreja para o campus, Primavera do Oeste (MT) está construindo uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Auxiliadora.

JORNAL UCDB: O que Dom Bosco nos inspira a viver?

PE. GILDÁSIO: A grande crise da humanidade hoje é a crise da alegria profunda e verdadeira. Isto é, uma crise de humanidade. Por isso o Papa Francisco, que é uma pessoa muito sábia, escreveu uma carta intitulada “A Alegria do Evangelho”, em que ele percebeu que a alegria é a grande questão do ser humano em nossos tempos.  Dom Bosco é o santo da alegria. Ele nos faz pensar hoje quais são as verdadeiras fontes da alegria: alegria de viver em paz consigo e com os outros, de ter um ideal, de ter um motivo para viver, um sonho para realizar, um compromisso com a vida, com os valores que constroem a família, as relações humanas, o trabalho, a justiça, a solidariedade. Alegria que dá o sentido para a existência; alegria que nos faz viver mais saudáveis, com mais serenidade e gratidão.  A alegria com que possamos irradiar para os outros que vale a pena viver, a alegria que tem também um sentido de solidariedade para os outros; e uma alegria que nasce, sobretudo de Deus e do serviço aos outros.

Clique aqui e confira a entrevista no Jornal UCDB.