Início Comunicação Social Irmã Chiara Cazzuola é a nova Madre Geral das Filhas de Maria...

Irmã Chiara Cazzuola é a nova Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora

57
0

(ANS – Roma) – As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) reunidas em Roma para participar do XXIV Capítulo Geral das FMA elegeram como Madre Geral do Instituto, a Irmã Chiara Cazzuola, atual Vigária Geral. Madre Cazzuola sucede Madre Yvonne Reungoat, que dirigia o Instituto desde 2008. O P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, presente na ocasião, felicitou imediatamente as recém-eleitas.

Irmã Chiara nasceu em Campiglia Marittima, Província de Livorno, Itália, em 1955. Pediu para fazer parte do Instituto FMA e ingressou na então Inspetoria Santo Spirito, da Toscana. Viveu os primeiros anos da sua formação em Castelgandolfo, não muito longe de Roma, e aqui, em 5 de agosto de 1975, fez a sua Primeira Profissão.

Formou-se em Letras e durante vários anos foi professora e, posteriormente, Reitora de escolas secundárias. Durante vários anos foi Delegada local e inspetorial dos Clubes Desportivos Juvenis Salesianos (PGS) e desenvolveu uma experiência pastoral como Coordenadora inspetorial da Pastoral Juvenil. Foi animadora de comunidade e depois conselheira provincial. Com a unificação das três Inspetorias da Emília, Ligúria e Toscana, integrou o Conselho Provincial como Conselheira para a Formação e oferece uma contribuição efetiva, privilegiando os caminhos de comunhão e espiritualidade, em um estilo de simplicidade e respeito pelas pessoas, e com profundidade.

Em 2007 foi nomeada inspetora da Inspetoria “Madonna del Cenacolo” Emilia-Ligúria-Toscana, com sede em La Spezia (ILS). O CG XXII (2008) a elege Conselheira Visitadora e a Irmã Cazzuola dá a sua disponibilidade ao afirmar: “Em espírito de abandono à vontade de Deus e confiando na ajuda do Senhor, digo sim”.

No sexênio seguinte, visita várias Inspetorias da América e da Europa e amadurece uma experiência rica de salesianidade e interculturalidade. A cada uma das suas irmãs dá atenção e dedicação, sorriso e bom otimismo, a capacidade de captar as sementes da vida e da esperança em cada uma e nos acontecimentos. Pessoa “clara” e entusiasta da sua vocação de FMA, tem no coração uma grande paixão pelos jovens e exprime a capacidade de manter relações francas, serenas e de colaboração.

A Madre Geral, Madre Yvonne Reungoat, a escolhe como Reguladora do XXIII Capítulo Geral (2014) e no mesmo Capítulo é eleita Vigária Geral, compartilhando assim de perto a animação e o governo com a Superiora Geral. À pergunta da Madre após a votação: “Aceita?”, Irmã Chiara respondeu com grande emoção: “Confio no Senhor e me entrego a Maria Auxiliadora. É por isso que digo SIM! “.

Ela também atua como Reguladora neste Capítulo Geral XXIV. Um caloroso aplauso saudou sua proclamação oficial como Madre Geral e X Sucessora de Santa Maria Domingas Mazzarello.