Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Irmã Alessandra Smerilli é condecorada Oficial da Ordem da Estrela da Itália

Irmã Alessandra Smerilli é condecorada Oficial da Ordem da Estrela da Itália

19 de janeiro de 2021

(ANS – Roma) – A Irmã Alessandra Smerilli, das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), recebeu o título de Oficial da Ordem da Estrela da Itália. O anúncio foi feito pela Embaixada da Itália junto à Santa Sé, em comunicado repleto de palavras de elogio à religiosa.

“A atribuição da homenagem – diz o comunicado – visa reconhecer a importância absoluta do perfil acadêmico da Professora Smerilli, professora titular de Economia Política da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação ‘Auxilium’ e coordenadora da ‘Taskforce Economia’ da Comissão do Vaticano para o Covid-19, estabelecida pelo Papa Francisco em março de 2020; a intensa atividade de ensino e pesquisa; bem como a dedicação na promoção de uma consciência ética maior na economia e nas finanças, em particular junto aos jovens.

Seu profissionalismo e competência encontraram prestigioso reconhecimento na nomeação como Conselheira na Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e com a atribuição de diversos outros cargos na sociedade civil e nas instituições italianas, áreas nas quais ela continua oferecendo um papel muito importante no contexto do desenvolvimento do estudo da economia civil italiana”.

Com este prestigioso reconhecimento, a Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium”, onde a Irmã Smerilli leciona Economia Política, também emitiu um comunicado, no qual declara: “A Reitoria e toda a Comunidade Acadêmica felicitam a Profra. Alessandra Smerilli por este novo e prestigioso reconhecimento e deseja que ela continue a fazer de seu empenho no ensino, na investigação e na promoção de uma economia ética e consciente, um serviço aos jovens, à Igreja, à Itália e ao mundo”.

A Ordem da Estrela da Itália foi instituída pela Lei de 3 de fevereiro de 2011 e é uma honra concedida pelo Presidente da República, sob proposta do Ministro dos Negócios Exteriores, de acordo com o Conselho da Ordem, presidido pelo Ministro dos Negócios Exteriores.

Com esse reconhecimento se premiam pessoas que conquistaram méritos particulares na promoção das relações de amizade e colaboração entre a Itália e outros países, e na promoção de laços com a Itália.

A Ordem é subdividida em cinco classes: Cavaleiro da Grande Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial, Cavaleiro. Há também uma classe especial, Grã-Cruz de Honra, destinada a quem perdeu a vida ou sofreu graves danos físicos durante a realização de atividades de alto valor humanitário no exterior.

O uso do distintivo da Ordem “da Estrela da Solidariedade Italiana” é consentido sem qualquer restrição.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS