Início Comunicação Social Instituto Voluntárias de Dom Bosco completa 100 anos neste mês

Instituto Voluntárias de Dom Bosco completa 100 anos neste mês

28
0

O dia 20 de maio de 2017 será de festa para toda a Família Salesiana (FS): o Instituto Secular das Voluntárias de Dom Bosco (VDB) completará 100 Anos de vida. As VDB, fundadas pelo hoje Beato P. Filipe Rinaldi, em 1917 em Turim, são atualmente perto de 1200 e estão presentes em 58 países do mundo.

Na origem desse Grupo da FS esteve há 100 anos o desejo de três jovens mulheres de serem Filhas de Maria Auxiliadora, embora continuando a viver e servir nos próprios ambientes, no trabalho, na família, na sociedade… Buscavam a forma de viver o carisma salesiano que o mesmo Dom Bosco desejava.

As VDB são de fato mulheres consagradas a Deus com os Conselhos Evangélicos, para serem sinais proféticos no coração do mundo, com o espírito salesiano. Leigas e consagradas: um binômio que lhes permite trabalhar e ser testemunhas nos lugares e nas atividades ordinárias, com coração livre e apaixonado por Deus e pelo mundo. Ainda que façam os votos de pobreza, castidade e obediência, não vivem em comunidade e não dirigem obras próprias.

Ativamente presentes nos mais variados ambientes, buscam pois colher e valorizar os sinais de bem que existem na sociedade. Abertas ao diálogo e à escuta, atentas aos últimos e aos marginalizados, sensíveis sobretudo aos jovens e às suas aspirações, operam com criatividade e humildade, buscando ser “fermento e sal” no lugar em que se encontram.

As VDB, através da sua pertença ao Instituto, fazem parte da FS e vivem o carisma salesiano através do seu apostolado com os jovens, especialmente os mais necessitados. cumprindo a sua missão estimuladas pelo amor a Jesus Cristo e pela confiança em Maria SS.

De 19 a 21 de maio, em Turim-Valdocco, na Basílica de Maria Auxiliadora, estão programados momentos de celebração à presença dos representantes dos 31 Grupos que fazem parte da grande FS.

A celebração do Centenário das VDB se apresenta como uma ocasião especial para o Instituto de dar Graças a Deus pelo dom dessa vocação suscitada pelo Divino Espírito Santo.

InfoANS