Início Comunicação Social Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora celebra hoje seu 150º aniversário de...

Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora celebra hoje seu 150º aniversário de nascimento

73
0

(ANS – Mornese) – A data de 5 de agosto representa uma data de graça e um evento de forte comunhão para todas as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do mundo, em particular, este ano. Isso porque no dia 5 de agosto de 1872, em Mornese, Piemonte, um grupo de 11 jovens, lideradas por Maria Domingas Mazzarello, pronunciou seu “sim” diante de Dom Bosco para dar vida a uma congregação religiosa que se inspiraria no exemplo de Maria Auxiliadora e se dedicasse à educação e à evangelização dos jovens, especialmente os provenientes de famílias pobres.

O nome daquele novo Instituto é, hoje, símbolo de uma identidade: Filhas de Maria Auxiliadora, monumento vivo de gratidão a Nossa Senhora de Dom Bosco.

“Por um dom do Espirito Santo e com a intervenção direta de Maria, São João Bosco fundou o nosso Instituto como resposta de salvação às profundas aspirações das jovens. Transmitiu-lhe um patrimônio espiritual inspirado na caridade de Cristo Bom Pastor e imprimiu-lhe um forte impulso missionário”, afirmam as Constituições das Filhas de Maria Auxiliadora (nº 1).

Após ​​150 anos, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora celebra uma longa e riquíssima história de amor e atenção aos jovens. As comemorações organizadas nos últimos três anos enfrentaram o difícil contexto da pandemia de Covid-19, mas isso tudo constituiu um momento ainda mais oportuno para relembrar a história do Instituto e pesquisar, nas próprias origens e no próprio carisma, inspiração para enfrentar os desafios do presente.

A Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola afirma: “Nesta situação que ainda surpreende e persiste, somos chamadas a aceitar os desafios do mundo contemporâneo para projetar o futuro com audácia e, neste contexto, para viver o 150º aniversário como uma oportunidade de renovação e relançamento vocacional e missionário”.

Da pequena aldeia de Mornese ao mundo inteiro, em seus primeiros 150 anos de vida, o Instituto FMA levou a paixão educativa de Dom Bosco e Madre Mazzarello aos quatro cantos do mundo e é hoje uma das maiores congregações religiosas femininas da Igreja.

Nesta sexta-feira, celebram o 150º aniversário 11.225 FMA professas e 310 noviças, presentes em 97 países dos cinco continentes e organizadas em 69 Inspetorias e 5 Visitadorias. Elas animam a sua missão através de 122 centros de promoção da mulher, 274 obras sociais (para migrantes, refugiados e minorias étnicas), 440 internatos e albergues, 475 centros de formação técnica e profissional, 142 obras sociais para crianças e jovens em dificuldade, 2.793 oratórios e centros juvenis e 3.175 escolas de várias ordens e graus.

Para cada uma destas comunidades ou centros das FMA vale o lema escolhido para o 150º aniversário: “Maria caminha nesta casa”.

Brasil — Para celebrar os 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), neste dia 5 de agosto aconteceu uma Celebração Eucarística de Ação de Graças no Santuário Nacional de Aparecida, SP.

A missa, dirigida a toda família Salesiana e aberta ao público, quer ser a expressão de profunda gratidão a Deus e a todas as pessoas que ajudaram a construir a história do Instituto.

Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora —  O memorial fala da chegada delas ao país e está localizado em Guaratinguetá (SP), cidade na qual as filhas de Maria Auxiliadora chegaram pela primeira vez, em 1892. As irmãs vieram do Uruguai por decisão do então Inspetor, Dom Luís Lasagna.

O memorial conta a trajetória educativo-missionária das Salesianas, por meio de um acervo rico em detalhes e registra sensorialmente a história do Instituto das FMA nos aspectos afetivo, cultural e religioso.

Segundo a curadora do memorial, Irmã Dulce Hirata,  na época, Monsenhor João Felippo trouxe uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes a fim de construir uma Gruta, e para que ali fosse um ponto de Peregrinação para a sociedade. O memorial é um local de formação da Salesianidade.

O memorial é aberto ao público e fica localizado no seguinte endereço: Avenida João Pessoa, 677, Guaratinguetá- SP.

Com informações ANS, Canção Nova