Início Comunicação Social Presidente da MSMT visita laboratórios do curso de Medicina do Unisalesiano

Presidente da MSMT visita laboratórios do curso de Medicina do Unisalesiano

26
0

Pe. Gildásio Mendes ficou impressionado com os ambientes de ensino.

Em visita ao campus de Araçatuba na última quarta-feira, dia 4 de outubro, o Presidente da Missão Salesiana do Mato Grosso e Chanceler do Unisalesiano, Pe. Gildásio Mendes, visitou os laboratórios do curso de Medicina, cujo vestibular está previsto para dezembro deste ano.

O padre teve a companhia do Reitor da instituição, Pe. Luigi Favero, do Pró-reitor Acadêmico, André Ornellas, do Coordenador da Medicina, Doutor Antônio Henrique Poletto e da professora assistente, Simone Galbiati Terçariol.

“Fiquei muito impressionado com o alto nível de qualidade de todos os equipamentos adquiridos dentro dos padrões de excelência exigidos a nível nacional e internacional para um curso de medicina”, comentou o Chanceler.

Além da estrutura e equipamentos modernos, padre Gildásio destacou o fato de o Unisalesiano ter selecionado professores e profissionais de alto nível de conhecimento na área para constituir sua equipe. “Todo estudante que entrar no curso de medicina do Unisalesiano vai ter o orgulho de ter o que há de mais moderno: infraestrutura, professores, ambiente educativo e orientações pedagógicas de acordo com os padrões de excelência exigidos nos tempos atuais na área da saúde”.

O Chanceler ressaltou que o curso de medicina do Unisalesiano de Araçatuba é um marco na educação salesiana do Brasil, um novo capítulo na história da educação de Araçatuba e região. “A sociedade que vamos atender tem altos padrões de exigências de qualidade de serviço. Na saúde não se pode improvisar. Vamos atender toda a região com muita dedicação e trabalho árduo e sério para oferecermos o melhor sempre”, completou.

Questionado sobre o que o estudante aprovado no curso de medicina pode esperar do Unisalesiano, padre Gildásio afirmou que ele irá fazer uma experiência de excelência de aprendizagem, se preparando para ser um profissional competente e diferenciado. “Eu tenho certeza de que formaremos médicos com uma visão nova de saúde, competentes, comprometidos com a saúde do indivíduo, da sua família e do seu ambiente.  Ao entrar no curso de medicina, o aluno vai fazer parte de uma família que educa com amor, com ética, profissionalismo e visão de futuro.”

Gildásio conheceu o Laboratório Morfofuncional, que é onde o aluno vai ter contato com as disciplinas básicas de histologia, patologia, microbiologia, fisiologia; e os laboratórios de Simulação Realísticas, que proporcionam aos alunos o aprendizado de todas as habilidades médicas.

Segundo o coordenador do curso, esses laboratórios simulam um hospital, pronto atendimento, sala de urgência, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e consultório médico.

Poletto explica que o diferencial da Medicina do Unisalesiano são os simuladores de alta fidelidade (bonecos), que reproduzem situações patológicas de urgências e fisiológicas de um paciente vivo. O curso também vai contar com atores para que os estudantes aprendam a fazer a anamnese, entre outros aprendizados. “Com isso, o curso se torna muito mais ético porque quando o aluno tiver contato com o paciente real já vai ter aprendido toda a postura nos ambientes controlados”, frisou o coordenador, ao destacar que isso envolve além do caráter pedagógico e didático, o ético.

Segundo o coordenador, o Chanceler gostou do trabalho chamado “debriefing”, que é uma gravação da atuação do aluno nos laboratórios. “O que foi gravado será mostrado ao aluno e todos os companheiros de sala para que ocorra uma avaliação do que realizou. Isso estimula o senso crítico do acadêmico. É um método didático muito enriquecedor”, concluiu.

Comunicação/Unisalesiano


Fotos