Início Comunicação Social Reunião do Curatorium é realizada no Noviciado de Barbacena (MG)

Reunião do Curatorium é realizada no Noviciado de Barbacena (MG)

63
0

Durante os dias 3 e 4 de agosto, o Noviciado Salesiano Sagrado Coração de Jesus, em Barbacena-MG, recebeu a visita dos inspetores Pe. Natale Vitali Forti (Inspetoria São João Bosco – BBH), Pe. Ricardo Carlos (Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório,  – BCG), Pe. Jefferson Luis (Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio – BMA) e também do Pe. Sedney Manja, Delegado inspetorial para a formação da inspetoria São João Bosco, para a realização da Reunião do Curatorium 2020.

O Curatorium, significa a união de forças entre Inspetorias, com a intenção clara de fortalecer a missão salesiana e promover um melhor atendimento dos nossos destinatários. Por esta razão, em Barbacena-MG, três Inspetorias, BBH, BCG e BMA, se unem para oferecer lugar, ambiente e comunidade adequados para acolher, acompanhar e formar os jovens que estão vivendo o tempo do Noviciado, etapa da formação inicial salesiana.

O dia de reuniões iniciou-se com as Laudes e transcorreu com o café da manhã, houve então a abertura da reunião com a oração e a acolhida feita pelo inspetor local, P. Natale Vitali. Feita a acolhida, foi apresentado o vídeo institucional do noviciado e um segundo, sobre o trabalho na vida salesiana.  A reunião seguiu-se de três momentos distintos, sendo eles: encontro de toda a comunidade Salesiana, incluindo os noviços com os inspetores; encontro dos formadores com os inspetores e por fim apenas os inspetores, estes apreciaram a redação final do Estatuto para eventual aprovação posterior do setor formação da congregação. Por fim, ao final das reuniões reuniram-se todos novamente, comunidade Salesiana e inspetores, para a leitura das recomendações dos Inspetores para esse Curatorium, destacando que existe uma consistência da comunidade formadora e que muito contribui para um ambiente harmônico e respeitoso que possibilita um processo formativo mais vivo dos Noviços. A eucaristia de conclusão foi presidida pelo Inspetor de Campo Grande, Padre Ricardo Carlos, e concelebrada pelos demais inspetores e os formadores sacerdotes da comunidade local.

Todo o encontro foi marcado por momentos de fraternidade e partilha, nos quais os noviços avaliaram as dimensões humana, intelectual, espiritual e pastoral à qual já vivenciaram no primeiro semestre de 2020.   “O encontro do Curatorium é sempre um momento ímpar para avaliar tudo o que já foi realizado e traçar novas metas para prosseguir o caminho que se abre até Profissão Religiosa e a nova comunidade de 2021.

Por: João Carlos Ledes – Noviço Salesiano (BCG)