Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Impacto social das universidades salesianas, processo histórico e pastoral são debatidos em curso

Impacto social das universidades salesianas, processo histórico e pastoral são debatidos em curso

19 de setembro de 2022

Dias intensos de trabalho e aprendizagem marcaram a segunda edição do curso “Liderança e Gestão das Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS)”, realizado na Universidade Católica Dom Bosco de 12 a 18 de setembro. Com a participação da alta gestão de universidades, centros universitários e faculdades de seis países (Brasil, Equador, Chile, El Salvador, Bolívia e Espanha), o evento promoveu animação, formação, troca de experiências e parcerias entre instituições. Durante os dias de trabalho, as lideranças salesianas presidiram sessões importantes de formação abordando temas como impacto social, processo histórico de construção das IUS e a atuação pastoral.

O coordenador das IUS América, Ir. Mario Olmos, abriu os trabalhos da sexta-feira (16) e fez uma retrospectiva histórica da presença salesiana no ensino superior, da organização da rede de universidades da congregação e o crescimento e fortalecimento do grupo.  “A rede IUS é uma rede fundamental no carisma salesiano. Temos consciência das implicações da missão salesiana no mundo universitário. Vocês podem ver o impacto social que o carisma salesiano pode dar por meio de uma instituição de ensino superior: os jovens são impactados de várias formas, o alcance da transformação está nas famílias, na sociedade”, destacou. Ele também falou sobre os desafios para a missão e desenvolvimento das IUS. “Devemos continuar as formações como esta que estão participando; construir os modelos pedagógicos das instituições, manter as pesquisas, implementar as pastorais, ter articulação com os outros setores salesianos, como escolas, oratórios”, foram alguns dos pontos elencados pelo salesiano.

O coordenador das IUS da Congregação Salesiana, Pe. Oscar Lozano, organizador do curso, fechou a manhã de discussões com a sessão sobre “A Pastoral nas IUS”, destacando as formas de assegurar a intencionalidade evangelizadora das instituições salesianas de educação superior. Foi utilizado o documento “Orientações para uma pastoral nas IUS” durante os debates.

O Pró-Reitor de Pastoral da UCDB, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, compartilhou a experiência da gestão na Católica, mostrando as ações da pasta.

Na quarta-feira (15/09), o coordenador geral das obras, serviços sociais e voluntários sociais, P. Rafael Bejarano, em conferência on-line, falou sobre “A comunidade acadêmica como sujeito da missão salesiana nas IUS e a centralidade dos jovens, especialmente os mais pobres”.

O facilitador buscou explicitar os componentes da identidade salesiana na comunidade universitária, que educa e evangeliza e propôs uma primeira discussão aos participantes com a reflexão em grupo: “Qual o desafio em suas casas para serem fiéis e firmes ao modelos pastoral salesiano?”

“As universidades têm a pesquisa, o ensino e a extensão. Em cada uma delas está presente a nossa P0astoral. Em cada setor deve ter como foco essa questão e assim formaremos os bons cristãos e honestos cidadãos, assim mudamos a sociedade. Assim é o modo próprio salesiano de desenvolver a nossa missão evangelizadora”, destacou.

No período a tarde, o grupo formado por novos diretivos das IUS América conheceu o campus da UCDB, o Museu das Culturas Dom Bosco e o Bioparque Pantanal — localizados no Parque das Nações Indígenas na Capital.

O curso trouxe temas importantes para a formação na área de gestão e identidade e carisma salesiano aplicado ao ensino superior. A Pró-Reitora de Graduação e Extensão da Católica, Rubia Renata Marques, foi uma das facilitadoras e falou sobre o processo histórico da educação e os modelos institucionais existentes.

Outro facilitador foi o Vice-Reitor da Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), P. Michal Vojtáš, responsável por duas das 22 sessões organizadas. Dois grandes temas nortearam as palestras: O Sistema Preventivo na educação superior salesiana e Liderança salesiana dos gestores universitários.O salesiano traçou a evolução da educação salesiana, o início dos trabalhos no ensino superior, além de abordar os núcleos pedagógicos, a sabedoria prática e as linhas de aplicação da pedagogia de Dom Bosco. Na segunda parte, abordou o desenvolvimento de uma liderança com identidade salesiana, com a criação de ambientes educativos e o perfil de um gestor em perspectiva formativa.

Salesianos de Dom Bosco como coordenador geral das obras, serviços sociais e voluntários sociais, P. Rafael Bejarano, o Reitor da Pontifícia Universidade Salesiana em Roma, P. Andre Bozzolo e o coordenador geral das IUS América, Ir. Mario Olmos proferiram palestras e deram importantes contribuições para a formação dos diretores.

Palestrantes de outras congregações também estiveram presentes, como os Reitores da Unilassale, Ir. Paulo Fossati, da Universidade São Francisco, Frei Gilberto Garcia e do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Genésio Zeferino.

No domingo (18/09), foram feitas as considerações finais e avaliação do evento, com a presença de Pe. Lozano, Ir. Mario Olmos e do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, assim como a entrega dos certificados de participação. Uma missa celebrada por Pe. Oscar Lozano aconteceu na Paróquia Universitária São João Bosco.

 

Silvia Tada

Assessoria de Comunicação e Imprensa – UCDB

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS