Início Comunicação Social II ENCOPAS trata de excelência acadêmica e evangelizadora

II ENCOPAS trata de excelência acadêmica e evangelizadora

27
0

Nos dias 20 a 23 de agosto é realizado em Aparecida, SP, o II ENCOPAS, reunindo representantes de toda a Rede Salesiana de Escolas no Brasil. O Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil e Vocações da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Rafael Zanata, estará presente no evento.

Com o tema “Escola Salesiana em Pastoral: excelência acadêmica e evangelizadora” e o lema “Eis que eu faço novas todas as coisas” (Ap 21,5), será realizado em Aparecida, SP, de 20 a 23 de agosto, o II Encontro de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas (II ENCOPAS). O evento reunirá gestores, diretores e equipes administrativas da RSE com o objetivo de aprofundar as exigências pastorais do presente e do futuro da escola salesiana no Brasil.

Desafios para a educação

Na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto, os trabalhos do II ENCOPAS têm início com as palavras de acolhida das diretorias da Rede Salesiana Brasil e da Rede Salesiana de Escolas. Também falará aos presentes, em nome do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), a irmã Runita Galve Borja, conselheira internacional do Instituto para a Pastoral Juvenil.

Em seguida, os presentes terão duas palestras. A professora doutora Silvia Regina Alves Fernandes, da UFRJ, falará sobre os “Cenários da realidade na atualidade: desafios para a educação” e o professor doutor padre Márcio Fabri dos Anjos, CSSR, tratará sobre os “Fundamentos teológicos para a Pastoral Escolar: educar e evangelizar”. O primeiro dia será encerrado com a Eucaristia e visita de oração na Basílica de Aparecida.

Identidade e missão

Na sexta-feira, dia 21, serão proferidas duas palestras no período da manhã. “Fundamentos cristológicos para a Pastoral Escolar: seguir o Mestre Jesus Cristo” é o tema abordado pelo professor doutor Fernando Altemeyer Junior, da PUC-SP. Em seguida, o professor doutor padre Marcos Sandrini, SDB e diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, falará sobre “Fundamentos eclesiológicos da escola católica: identidade e missão”. No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos temáticos, para aprofundar as reflexões sobre outros temas. Clique aqui para ver os assuntos.

Juventudes

O sábado também será de muita atividade, iniciando com duas palestras no período da manhã. O professor doutor Maurício Perondi, da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, ministrará palestra sobre “Pastoral e juventudes: ir aos pátios existenciais”. A última palestra será de irmã Maria del Carmen Canales, do Instituto das FMA, sobre “Projeto educativo pastoral: uma educação integral que evangeliza”.

À tarde, o padre Antonio de Assis Ribeiro (P. Bira), SDB, falará sobre o projeto nacional da Articulação da Juventude Salesiana. Em seguida, os participantes serão novamente divididos em Grupos Temáticos para discutir sobre diversos temas relacionados à juventude. Clique aqui para ver os temas.

Será realizada no final da tarde uma mesa redonda sobre “O futuro da escola salesiana: desafios e caminhos na atualidade”. Coordenada pelo padre Nivaldo Pessinatti, SDB, a mesa terá como debatedores: dom Tarcísio Scaramussa, SDB; irmã Runita Galve Borja, FMA; Renan Luis Demeterko Silva, coordenador da AJS, e Cristina Matiele Alves Rego, vice-coordenadora da AJS. Em seguida, será feita a leitura e aprovação da carta de compromisso dos participantes.

O II ENCOPAS encerra-se no domingo, dia 22, com missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, presidida por dom Raimundo Damasceno e concelebrada por dom Tarcísio Scaramussa e pelos padres presentes.

Haverá transmissão ao vivo pela TV Aparecida e pela TV Cultura.

Assessoria de Imprensa RSE