You are here:    Home      Notícias      Em destaque      Idenilson Lemes celebra a sua Profissão Perpétua no dia 14 de dezembro

Idenilson Lemes celebra a sua Profissão Perpétua no dia 14 de dezembro

4 de dezembro de 2017
Published in Em destaque, Notícias

No dia 14 de dezembro, às 19h, será celebrada a Profissão Religiosa Perpétua do salesiano Idenilson Lemes da Conceição. A missa será presidida pelo Inspetor, Pe. Gildásio Mendes, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora – em Cuiabá. 

Assumir a vocação salesiana é para mim, viver na liberdade a consciência e as consequências da relação com o Deus-amor. Antes de tudo, é uma experiência de profundo abandono: sou entregue às mãos e ao coração de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Tenho a firme certeza de que sua graça me impulsiona, que seu amor me reveste e que o auxílio dos irmãos salesianos me sustentará”, afirmou o vocacionado. O lema escolhido por ele foi “Senhor, chamaste-me . Aqui estou!” (cf 1Sm 3,4).

História 

Idenilson Lemes da Conceição, primogênito dentre três irmãos, filho de Cleonice Lemes e Jorgemar Augusto, nascido em Cuiabá (MT), foi educado pela avó materna, Cecília Lemes.

No Colégio Militar, recebeu educação fundamental e média, como também teve contato com a Capelania Militar. Com doze anos, recebeu pela primeira vez o sacramento da Eucaristia, na Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo pároco era o Pe. Luilson Pouso, aquele que posteriormente se tornou seu padrinho de Crisma, como também quem o auxiliou no processo de discernimento vocacional.

Nesse período participou da Associação Pontifícia Arautos do Evangelho, onde aprendeu a cultivar um profundo amor à Santa Virgem Mãe de Deus, mais tarde com o título de Auxiliadora. Por intermédio de seu padrinho teve contato com os salesianos do Colégio São Gonçalo de Cuiabá, onde residia o salesiano Pe. Firmo Pinto Duarte. O diretor de então, Pe. Wagner Galvão, convidou-o para trabalhar no colégio como auxiliar de pastoral. No período de quatro anos, viveu de forma intensa a Espiritualidade Salesiana. Neste ínterim, trabalhava e estudava, cursando a faculdade de pedagogia, na Universidade de Cuiabá, ao fim do curso decidiu iniciar seu processo formativo salesiano. 

Em Campo Grande, no Instituto São Vicente, fez o pré-noviciado. No fim deste ano decidiu pedir para fazer uma experiência missionária; foi enviado à Comunidade Salesiana da Aldeia Sagrado Coração de Jesus de Meruri, da etnia Bororo. Com o Pe. Augusto Kian, mestre de noviços, trilhou o caminho espiritual de configuração a Jesus Cristo no estilo de Dom Bosco, depois deste período lapidar, recebeu como “dom” a profissão salesiana temporária em Indápolis (MS).

Na Universidade Católica Dom Bosco cursou a faculdade de filosofia, bem como, na faculdade de Cuiabá, concluiu a especialização em psicopedagogia. No primeiro ano de tirocínio, foi enviado às Comunidades Salesianas de Meruri e São Marcos, onde foi assistente, exercendo os encargos de coordenador de pastoral junto aos índios Bororos, e professor dos índios Xavantes. No segundo ano de tirocínio, auxiliou na formação dos pré-noviços; no fim de sua vivência educativo-pastoral, ingressou no Instituto Teológico Pio XI em São Paulo (SP), onde se encontra até o momento, na formação específica ao sacerdócio. 

O vocacionado salesiano fará a sua Profissão Perpétua Salesiana como culminância do processo inicial formativo de dez anos, como também testemunhará que o amor de Deus é capaz de saciar o sentido da vida.

Comments

comments

Post a Comment

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS