Início Pastoral Juvenil Vocacional Hora Vocacional movimenta redes sociais salesianas durante o mês de agosto

Hora Vocacional movimenta redes sociais salesianas durante o mês de agosto

52
0

O projeto da ‘Hora Vocacional’ começou como uma forma de contornar as restrições sanitárias impostas durante a pandemia e encontrar os jovens que sintam o chamado de Deus à vida religiosa e sacerdotal. A proposta surtiu efeito em 2021 e, por isso, foi retomada na Campanha Vocacional da Pastoral Juvenil Vocacional da Missão Salesiana de Mato Grosso neste ano.

De acordo com a coordenadora da equipe de pastoral da sede inspetorial da MSMT, Jaqueline Mendonça, as ‘lives’ realizadas no Instagram mostraram que a proposta está de acordo com as expectativas da juventude, além de se encaixar no estilo salesiano de fazer pastoral vocacional.  “A comunicação contemporânea exige objetividade e rapidez nas mensagens. A ‘live’ da hora vocacional faz com que o tema seja visto e ouvido com essa qualidade pelos jovens que buscam respostas sobre vocação também nas redes sociais”, argumentou.

O tema da campanha vocacional realizada pela equipe de Pastoral Juvenil Vocacional da Sede Inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso neste ano é “Dizer sim a Deus vale a pena”. A ‘live’ diária nas redes sociais abordando o tema é uma das atividades da campanha tradicional durante o mês de agosto, por ser um mês em que toda a Igreja Católica se une em oração pelas vocações, especialmente as sacerdotais e religiosas.

A “Hora Vocacional” deste ano trouxe algumas novidades no cenário adotado, participação musical, convidados sacerdotes e jovens salesianos em formação. A primeira “Hora Vocacional” neste ano foi realizada na segunda-feira (01/08) e teve a participação do P. Wagner Galvão, Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional da MSMT. Também houve a participação de Dom Dimas Lara, arcebispo de Campo Grande, na primeira semana do mês. O resultado desse trabalho é que aparecem jovens de diversas partes do Brasil demonstrando interesse pelo tema vocacional e até pedido de acompanhamento para fazer discernimento vocacional.

Durante todo o mês, padres e irmãos salesianos participarão da “Hora Vocacional” com testemunho e reflexões a respeito do chamado de Deus a viver a vida religiosa segundo o carisma de Dom Bosco. “A internet é o novo pátio em que os salesianos tem dado o testemunho de presença alegre e acolhedora, a exemplo de Jesus Cristo, Bom Pastor”, afirmou P. Wagner. A “Hora Vocacional” tem transmissão pelo perfil @pjs_msmst no Instagram, às 16h30, horário de Campo Grande (GMT -4).

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02