Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      História, poesia e tradição são destaques de publicações salesianas lançadas na UCDB

História, poesia e tradição são destaques de publicações salesianas lançadas na UCDB

5 de novembro de 2019

Promovida pela Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBrasil), a cerimônia de lançamento dos três livros contou com a presença do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, do conselheiro regional América Cone-Sul, Pe. Natale Vitali, e de inspetores do Cone-Sul.

O primeiro livro destacado foi o quarto volume das “Memórias Biográficas de São João Bosco”, em língua portuguesa, pela Editora Edebê e do Grupo Edebé, de Barcelona. A coleção original em Língua Italiana conta com 19 volumes e já existem traduções em espanhol e inglês. De acordo com o P. José Marinoni, que coordena o trabalho de tradução para o português, a intenção é lançar anualmente 2 novos volumes traduzidos até a concluir toda a coleção. “É muito importante que as Memórias Biográficas sejam traduzidas em outras línguas porque podemos conhecer bem o início da nossa congregação. Dom Bosco é um grande mistério que se vai descobrindo pouco a pouco e quem só lê as Memórias Biográficas pode ter a verdadeira percepção da grandeza de Dom Bosco.

Para o conselheiro regional América Cone-Sul, Pe. Natale Vitali, “as novas gerações de jovens espalhadas por todo o mundo, muitas vezes não entendem o italiano, por isso, esta iniciativa da Cisbrasil de traduzir as Memórias do Italiano para o Português faz com que as novas gerações do Brasil tenham a possibilidade de entender o pensamento e o sentimento do coração de Dom Bosco. Em outros livros, temos o pensamento de Dom Bosco, nas Memórias Biográficas, temos o seu coração”, destacou o P. Natale.

O segundo livro lançado foi o resultado de um trabalho desenvolvido pela UCDB. Intitulada “Missão Salesiana de Mato Grosso: 125 anos de compromisso com a educação, cultura e saberes locais”, a obra foi organizada pelo professor Dr. Josemar de Campos Maciel e reúne uma coletânea de depoimentos, documentos e informações referentes ao trabalho desenvolvido pela congregação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de 1894 a 2019.

“Dom Bosco entende a sua obra como uma resposta à presença de Deus e é assim que nasce a atuação salesiana também na América Latina. Os salesianos vieram para Mato Grosso em 1884. Em alguns capítulos do livro, nós falamos dessa presença missionária, em outros citamos a história do Museu das Culturas Dom Bosco que preserva a cultura e educa para as futuras gerações. Ou seja, no livro, mostramos os 125 anos da presença salesiana no Centro-Oeste. Uma obra de cuidado, amor e providência, que tem enraizado o esforço de produção científica local”, expôs o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.

O terceiro livro lançado durante a cerimônia é de poesias marianas. A obra “Ave Maria, Cheia de Graça” é o 27° livro escrito pelo Pe. Gildásio Mendes dos Santos, inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, chanceler da UCDB e presidente da CISBrasil. Composta por poesias, a publicação apresenta os momentos centrais da vida de Nossa Senhora, narrados pelos evangelistas São Lucas e São João, como a anunciação do anjo Gabriel, o nascimento de Jesus e a vista à Santa Isabel. A devoção Mariana é um dos pilares do carisma salesiano – os outros são o papa e a Eucaristia. Quando um salesiano escreve sobre a Mãe de Jesus, está vivendo uma parte importante da herança espiritual deixada por São João Bosco.

Durante a solenidade, o P. Ángel Fernandez Artime, 10º sucessor de São João Bosco na Congregação Salesiana, lembrou o momento histórico vivido pela Igreja ao final do Sínodo Pan Amazônico e a importância do trabalho missionário salesiano. “Como família salesiana e como salesianos estamos muito comprometidos com a realidade de todo o povo da Amazônia. Nós trabalhamos hoje com 63 povos originários em toda a realidade da Amazônia, no Peru, no Equador e no Brasil. Temos o dever de ser um centro de cultura, de oportunidade para tantos jovens diante de tantas realidades que temos no Brasil, entre elas, as dos povos originários”, afirmou.

Com informações ucdb.br

 

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS