Início Instituição de Ensino Superior “Formação da Espiritualidade Salesiana” aborda tema sobre primeiros socorros

“Formação da Espiritualidade Salesiana” aborda tema sobre primeiros socorros

62
0

“Formação da Espiritualidade Salesiana” dos colaboradores do UniSALESIANO, para o mês de abril, teve a participação da Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profª. Giselle Sailer, que palestrou sobre primeiros socorros em casos de OVACE – Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho. O encontro foi realizado na tarde de 28 de abril, na capela do Centro de Convivência, pela Pastoral Universitária e pelo Departamento de Recursos Humanos.

De acordo com Giselle, a atuação dos primeiros socorros cabe em qualquer situação e momento, independentemente da função que pessoa exerça. “Eventualmente, a gente acaba se deparando com algumas situações que fazem com que tenhamos que tomar alguma atitude. Então, é importante que tenhamos essa troca de informações”, ressaltou.

No caso do tema escolhido, a OVACE, Giselle explicou tratar-se de uma emergência causada pela obstrução das vias aéreas por objetos ou alimentos, impedindo a passagem de ar e podendo levar à asfixia e morte. “Essa emergência ocorre em locais públicos ou privados, como em restaurantes, escolas, festas, praias e parques, e a rápida intervenção pode salvar uma vida”, salientou.

Após a apresentação teórica do conteúdo, Giselle mostrou, na prática, as compressões abdominais em uma boneca, que simulou um bebê, e em um colaborador. Ao final, os aniversariantes do mês de abril ganharam lembranças e, em seguida, os participantes tiveram um momento para comes e bebes, em uma das salas do Centro de Convivência.

Monique Bueno
Analista de Comunicação