Início Comunicação Social FM Educativa UCDB e Federação de Ciclismo promovem maratona de mountain bike...

FM Educativa UCDB e Federação de Ciclismo promovem maratona de mountain bike em Campo Grande

35
0

A Primeira Maratona de Mountain Bike Nascente do Segredo, realizada pela FM Educativa UCDB e a Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo (FMSC) no último domingo, dia 15 de outubro, foi um sucesso na avaliação dos organizadores e competidores. Mais de 280 atletas se inscreveram para a disputa das três categorias: Turismo, Sport e Pro. Na categoria Pro, a competição foi incluída no calendário oficial da FMSC e pontuou para o ranking estadual.

As provas foram realizadas num circuito de aproximadamente 8 km no Instituto Salesiano São Vicente, na região da Lagoa da Cruz. A primeira prova, que começou por volta das 7h30, reuniu os inscritos na categoria Turismo, com percurso de 15 km. No feminino, a vencedora foi Gilda de Souza, seguida de Kelen de Oliveira (2ª colocada); Maira Barcelos (3ª); Maria Eduarda Ruiz (4ª) e Ana Cristina Antunes, a quinta a cruzar a linha de chegada. No masculino, Rodrygo dos Santos conquistou o ouro, Eduardo de Souza ficou com a segunda colocação, João Lucas Araújo em terceiro, Joylson Júnior Soares em quarto e Lucas Garcia em quinto.

A segunda prova foi na categoria Sport, com 30 km de percurso. No feminino, 33 atletas disputaram o pódio e chegou à frente das demais a ciclista Andressa Lopes, que concluiu o percurso definido com o tempo de 01:40:55. Para chegar em segundo lugar, o “pega” foi grande, com a diferença de tempo bem apertada. Giulia Marcoto, por exemplo, completou a prova com 01:42:30 para chegar em segundo lugar, tendo na cola Meire Santos, com o tempo de 01:42:43. A quarta colocação ficou com Rosiane Santos (tempo de 01:43:11) e em seguida Patrícia Almeida, que cruzou a chegada cravando 01:43:59.

No masculino, ainda na categoria Sport, a disputa foi ainda mais acirrada. André Silas fez os 30 km com o tempo de 01:23:10, tendo na cola, com diferença de apenas alguns segundos, Vinícius Machado (tempo de 01:23:20). Gabriel Oliveira completou a prova com 01:24:31; Brian Ribeiro, com 01:24:34 e Jonas Rodrigues, com 01:25:59.

Na principal categoria, a Pro, que valeu pontos para o ranking estadual, a briga para concluir os 60 km primeiro foi dura. Teve atleta que levou mais de 4 horas para percorrer todo o percurso. Josimar Schimanski foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 02:26:58. Wilker Alves chegou praticamente colado, com 02:27:11. O terceiro a completar a prova foi Elismar da Silva (02:28:05); o quarto Rosimar Ferreira (02:30:03) e em quinto foi Anderson Carvalho, com 02:35:18. Dos 63 que disputaram a categoria Pro masculino, o último a chegar fez o tempo de 04:35:20.

O circuito

Para a maioria dos competidores, o circuito exigiu muito preparo físico e técnica, pois no percurso enfrentaram trecho de asfalto (local da largada e chegada), areia, áreas onde havia curva de nível e single track. “Na competição 90% eram pessoas que gostam de bike e 10% eram competidores. O circuito é rápido, um pouco travado na parte da mata, condições em que fica gostoso pedalar e não machucar”, comentou Rosimar Ferreira, que chegou em quarto lugar na categoria Pro.

E olha que Rosimar tem experiência de sobra. Pratica o esporte desde 1999, e já disputou provas nacionais e internacionais e há quatro anos criou a Associação Bike Norte/Qualidade Física/Multicoisas, que já conta com cerca de 50 associados, com idade variando de 13 a 60 anos. Josimar Schimanski é outro veterano que elogiou o circuito. Ele praticou o esporte durante 12 anos e ficou cerca de 12 anos fora do Estado. Voltou a disputar provas de mountain bike há 10 meses e é o atual líder do ranking estadual.

Só neste ano Schimanski já disputou cerca de 10 provas em vários estados e, na avaliação dele, por ser a primeira maratona organizada pela FM Educativa UCDB na região da Lagoa da Cruz, o resultado foi muito bom. “Por ser a primeira foi bom demais, todo mundo deu os parabéns”, afirmou, destacando ainda a estrutura montada para atender os competidores que tiveram a disposição durante o percurso e na chegada água, frutas e isotônicos.

Rosimar Ferreira elogiou também toda a estrutura montada para atender o público. “A estrutura montada foi muito boa, dá para levar até a família, tinha espaço para as crianças brincarem”, enfatizou. Além de criar todas as condições para atender os atletas, antes, durante e após as provas, a organização da Primeira Maratona de Mountain Bike montou um playground para as crianças e uma pequena praça de alimentação para o público.

“Por ser a primeira maratona, havia uma dúvida se o circuito seria bem aceito por todos, por ser um circuito urbano, porque geralmente a maratona é realizada em estradas, mas a recepção foi excelente e a prova muito boa. A parte técnica foi bastante exigida porque tem a parte da areia e tem muita parte chamada de single track, que você anda dentro da mata e vai fazer muita curva, obstáculos em termos de árvores, então foi bastante técnico”, comentou o presidente da Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo, Carlos César.

Segundo ele, os competidores gostaram muito do local, da estrutura montada e por ser em área urbana. Os atletas também comentaram positivamente quanto aos banheiros disponíveis e o local da premiação, o ginásio de esportes do Instituto Salesiano São Vicente.

“Tudo foi pensado, planejado com muita antecedência com todos da organização para que a nossa Primeira Maratona de Mountain Bike pudesse oferecer todas as condições para que os atletas fossem bem atendidos para terem uma boa disputa. E sem os nossos parceiros, tanto da iniciativa privada como do Poder Público, não teríamos conseguido alcançar o nosso objetivo”, afirma a Gerente Comercial da FM Educativa UCDB, Juseli Rezende.

“Quando o nosso diretor, o Padre Pedro, lançou a ideia de realizarmos a maratona, a equipe toda da FM Educativa UCDB abraçou o projeto e a receptividade dos nossos parceiros foi muito positiva, tanto que no final do evento muitos já perguntavam quando será a segunda maratona”, comenta Juseli Rezende. A Gerente Comercial destacou ainda o papel importante que tiveram professores e acadêmicos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da UCDB, que prestaram todo o atendimento aos atletas.

O jornalista Israel Espíndola, do site Correndojuntos, acompanhou literalmente a Maratona. “Este é o primeiro ano em que o Correndo Juntos esta participando de provas de MTB, já participamos de vários em nosso estado e fora dele, a 1ª Maratona de MTB Nascente do Segredo não deixou nada a desejar.

Um circuito muito bem sinalizado, muito bem hidratado com água e suco de laranja, aqui vale ressaltar a educação e atenção dos acadêmicos de Educação de Física da UCDB, que prestaram um excelente serviço, assim como todo o staff da prova.

Aos campeões da geral prêmio em dinheiro, o que valoriza e muito os atletas, além de sorteio de brindes e de uma bicicleta Audax”, postou o jornalista em seu site.

Sobre a próxima Maratona, a resposta foi rápida. O idealizador do projeto, o Padre Pedro Pereira Borges, diretor da FM Educativa UCDB, disse que a segunda maratona será realizada antes de outubro e não mais em período de feriado, como foi neste ano. “Só temos a agradecer aos nossos parceiros, as empresas que nos ajudaram e aos órgãos do Governo do Estado que nos apoiaram”, afirmou.

Padre Pedro disse que a proposta de realizar a Maratona de Mountain Bike no Instituto Salesiano São Vicente, na região conhecida como Lagoa da Cruz, tem como objetivo despertar a consciência da importância da preservação ambiental e principalmente chamar a atenção para a situação dos recursos hídricos de Campo Grande.  “Ali temos 10 hectares de matas ao redor da nascente do Segredo, de uma das principais nascentes do Segredo, e estamos com todo um projeto de reflorestamento de toda a região. Já temos mais de duas mil plantas para serem colocadas lá e também na Universidade (UCDB). Tudo isso em vista de quê? De preservamos esse patrimônio natural”, destacou o diretor da FM Educativa UCDB.

Outro aspecto que demonstra o sucesso dessa primeira edição da Maratona de Mountain Bike Nascente do Segredo é o número de inscritos (o limite fixado era de 300 e no total mais de 280 se inscreveram) e, o mais importante, de vários municípios do Estado e também de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Comunicação/FM Educativa UCDB


Fotos