Início Comunicação Social Festa Inspetorial – Pe. Afonso de Castro apresenta livro sobre a história...

Festa Inspetorial – Pe. Afonso de Castro apresenta livro sobre a história da MSMT

38
0

O professor, pró-reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e sacerdote salesiano Afonso de Castro apresentou aos participantes da Festa Inspetorial seu novo livro intitulado “História da Missão Salesiana de Mato Grosso – 1894-2008”, lançado em volume duplo pela UCDB.

A obra foi escrita em linha cronológica, em estilo de crônica, tendo como marco referencial o Inspetor de um determinado período e nele se encaixam todos dos acontecimentos, pessoas, histórias e fatos.

Pe. João Bosco Maciel, escritor do prefácio, afirma que o livro é um marco significativo no ano do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco e na celebração dos 120 anos de história da Inspetoria. “Foi por causa dos grandes sonhos do nosso Pai e Fundador que seus filhos realizaram e levaram pelo mundo afora seu carisma e espiritualidade. Assim, no dia 18 de junho de 1894, D. Luiz Lasagna chegou a Cuiabá com um grupo de salesiano, os fundadores de nossa Inspetoria, e plantaram aqui a sementinha do carisma salesiano em terras mato-grossenses; semente que hoje é uma árvore grandiosa com muitos frutos e muita história para contar. Uma história de suor e sangue, com muito sacrifício e martírio, uma história que se explicita em paróquias, escolas, oratórios, casas de formação, centros juvenis, obras sociais e, sobretudo, pois essa foi a finalidade precípua pela qual os salesianos vieram a Mato Grosso, o trabalho missionário entre os indígenas.”, definiu.