Início Paróquias Férias pastorais de pós-noviços são atividade formativa

Férias pastorais de pós-noviços são atividade formativa

53
0

Entre os dias 4 e 20 de julho deste ano os pós-noviços da Inspetoria Salesiana de Campo Grande realizaram atividades longe do curatórium do Instituto São Vicente e do Instituto Pio XI, na Lapa (SP). O maior grupo passou a temporada na cidade de Barra do Garças (MT). No entanto, houve a presença de pós-noviços também nas presenças missionárias de Meruri e Sangradouro.

Durante os dias de missão, os formandos salesianos puderam conhecer a realidade paroquial, fazendo visitas missionárias nas casas das famílias da região e realizando atividades diárias de oratório com as crianças das comunidades atendidas, tanto no contexto urbano de Barra do Garças, como em realidades muito peculiares, como é nas Missões Indígenas. Nas visitas, puderam vivenciar a abertura para a escuta, identificar os problemas locais e promover a evangelização.

“As férias pastorais são uma parte importante da formação salesiana porque são uma oportunidade que os pós-noviços e estudantes de teologia têm para antecipar uma vivência pastoral para a qual estão se preparando durante os estudos de filosofia e teologia,  e é o que pedem a Igreja e a congregação: ‘formar na missão’.”, lembrou o delegado inspetorial para a formação, P. Elias Roberto.

Em Barra do Garças, os pós-noviços e estudantes de teologia realizaram atividades com a comunidade da Paróquia Santo Antônio, tais como Adoração ao Santíssimo Sacramento, récita do Santo Terço, meditação da Via Sacra e Celebração Eucarística. “Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber e dar; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria“, afirmaram.

As atividades em período de férias acadêmicas acontecem com a preciosa colaboração dos diretores das presenças que recebem os formandos. “Fora das casas de formação, são os diretores das presenças que assumem a figura paterna do formador que orienta, instrui e acolhe cada salesiano em formação. Fica o nosso especial agradecimento aos nossos diretores, P. Waldomiro Bronakowski, P. Andelson de Oliveira e P. José Benito Porto, pela missão bem cumprida nas férias dos nossos formandos”, enfatizou P. Elias.