Início Comunicação Social Família Salesiana recorda o dia do beato Miguel Rua – primeiro sucessor...

Família Salesiana recorda o dia do beato Miguel Rua – primeiro sucessor de Dom Bosco

121
0

Nesta quinta-feira, 29 de outubro, celebra-se o dia do beato Miguel Rua – primeiro sucessor de Dom Bosco à frente da Congregação Salesiana. Miguel Rua teve um papel fundamental na consolidação e expansão do trabalho salesiano, levando a Congregação para mais de trinta países. Foi também grande amigo de Dom Bosco, estando, inclusive, ao lado do santo no momento de sua morte.

Biografia

Miguel Rua nasceu em Turim, na Itália, no dia 9 de junho de 1837. Estudou com os Irmãos das Escolas Cristãs até à terceira série. Iria começar a trabalhar na Real Fábrica de Armas de Turim, mas Dom Bosco propôs continuar os estudos com ele, garantindo que a Providência pensaria nas despesas.

Certo dia, Dom Bosco distribuía algumas medalhas aos seus meninos. Miguel era o último da fila e chegou atrasado, mas ouviu Dom Bosco dizer: “Toma, Miguelzinho!”. O padre, porém, não lhe estava dando nada, mas acrescentou: “Nós dois faremos tudo meio a meio”, e assim aconteceu de fato.

Foi aluno modelo, apóstolo entre os colegas. Em 25 de março de 1855, nos aposentos de Dom Bosco, nas mãos do fundador, fez os votos de pobreza, castidade e obediência. Era o primeiro Salesiano.

Quando tinha apenas 17 anos começou a trabalhar intensamente e a estudar para ser padre. Foi a ele entregue a direção do oratório festivo São Luís. Com a morte Mamãe Margarida, sua mãe, Joana Maria, juntou-se a família salesiana.

Em 1859, Rua acompanhou Dom Bosco na audiência com o Papa Pio IX para a aprovação das Constituições Salesianas e, ao retornar, teve confiada a direção do primeiro oratório, em Valdocco.

Foi ordenado sacerdote em 29 de julho de 1860. Dom Bosco escreveu a ele um bilhete: “Verás melhor do que eu a Obra salesiana atravessar os limites da Itália e estabelecer-se no mundo”.

O Padre Rua abriu a primeira casa salesiana fora de Turim, em Mirabello. Poucos anos depois, retornou a Valdocco, substituindo e assistindo Dom Bosco em tudo. Em novembro de 1884, o Papa Leão XIII nomeou o Padre Rua vigário e sucessor de Dom Bosco, que morreria em seus braços quatro anos depois.

O Padre Rua enfrentou e superou inúmeras dificuldades no governo da Congregação. Consolidou as missões e o espírito salesiano até sua morte, no dia 6 de abril de 1910, aos 73 anos. Com ele, a Congregação passou de 773 a 4000 Salesianos, de 57 a 345 Casas, de 6 a 34 Inspetorias em 33 países.

Foi beatificado pelo Papa Paulo VI, em 1972, dizendo: “Ele fez da fonte um rio”.

Fonte: Pastoral Juvenil Salesiana