Início Comunicação Social Falece em Campo Grande o salesiano irmão Cosma Salvatore

Falece em Campo Grande o salesiano irmão Cosma Salvatore

135
0
Ir. Cosma Salvatore, SDB. Foto: MSMT

Após um longo período de tratamento (9 anos) faleceu nesta madrugada o Salesiano Irmão Cosma Salvatore vítima da doença de Parkinson e das complicações decorrentes.

Missionário vindo da Itália, teve intensa atividade na equipe de salesianos que construíram estradas, pontes, mini usinas hidrelétricas e perfuraram poços na região das missões indígenas de Mato Grosso. Desde que chegou como missionário na Inspetoria de Campo Grande em 09/10/1962 em plena juventude dos seus 25 anos até o ano de 1980 trabalhou com o povo Xavante nas nossas Missões de Sangradouro e Meruri. Foi ele que na noite do trágico dia 15 de julho de 1976 levou para Barra do Garças o corpo ensanguentado do Servo de Deus Pe. Rodolfo Lunkenbein para os procedimentos legais e para ser embalsamado na possibilidade de ser enviado à sua pátria a Alemanha. Entre os xavante, recebeu o nome de Tsapore Abare’u, que significa “baixinho”, como passou a ser carinhosamente chamado. O Ir. Salvatore, Mestre Salvador como era chamado por todos foi homem dedicado ao trabalho; bom motorista, bom mecânico, alegre e espirituoso, não media sacrifícios quando se tratava de levar doentes e necessitados ao hospital a qualquer hora do dia ou da noite. Por isso, pela sua dedicação e amizade ele foi muito querido pelos indígenas nas duas missões onde trabalhou.

A partir de 1982 seu campo de trabalho foi o economato da casa inspetorial em Campo Grande, onde se dedicou às atividades  da casa e ao atendimento dos irmãos que vinham para tratamento de saúde. Nesse período, ele se destacou como um excelente fotógrafo, documentando todos os grandes acontecimentos da inspetoria, inclusive as festas e rituais do povo Xavante e Bororo, com belíssimas fotografias. Foi ele quem documentou a visita de São João Paulo II em nossa casa inspetorial em 1992. Tinha ele grande devoção ao Presépio e, enquanto esteve na casa Inspetorial em Campo Grande, preparava belos presépios mecanizados, a exemplo dos que ele tinha visto em sua pátria, a Italia. Em seu relacionamento com os vendedores nos mercados da cidade, ele os conhecida a todos, tinha sempre uma palavra amiga e sabia tratar bem a cada um. Seu time favorito era o Napoli e torcia também pela Ferrari.

A partir de 2010 sua saúde começou a se deteriorar e a doença que o consumiu começou a limitar seus movimentos até que em 2011 teve que ser mais acompanhado e tratado. Passou esses últimos oito anos sem mais se levantar da cama e sem poder falar, comunicando-se apenas com o olhar e com as lágrimas. Que Deus dê o descanso e o prêmio eternos a ele, servo bom e fiel, que dedicou sua vida aos mais necessitados em terras missionárias. Que o Senhor da Messe nos envie bons e dignos operários a exemplo do Irmão Cosma. Faleceu com  83 anos de vida e  65 anos de profissão religiosa salesiana.

P. João Bosco Monteiro Maciel
secretário inspetorial – MSMT