Início Comunicação Social EXPO 2015 tem dia dedicado ao pavilhão da Família Salesiana

EXPO 2015 tem dia dedicado ao pavilhão da Família Salesiana

28
0

Não vos dou as boas-vindas em sentido estrito, visto que somos nós e a Expo a dever-vos agradecer por terdes vindo aqui; por terdes chegado com uma esplêndida presença física (…) e, mais, por aquilo que fazeis como sinal tangível, concreto, da Família Salesiana (FS) em auxílio das pessoas necessitadas”. Essas foram as palavras de Bruno Antonio Pasquino, comissário geral de EXPO2015 e responsável pelas boas-vindas à Casa Dom Bosco no dia dedicado ao Pavilhão da Família Salesiana, 12 de julho, que mostra aos visitantes de todo o mundo a importância de “nutrir o planeta” com a educação e a formação das crianças e dos jovens.

No dia dedicado à Casa Dom Bosco na EXPO2015 (‘Don Bosco Day’) foram vários os eventos, todos marcados pela alegria que caracteriza o trabalho da FS com e para os jovens em todo o mundo.

O evento se abriu ao ritmo do canto salesiano “Giù dai Colli”, tocado pela Banda Juvenil, de Poiares, Portugal. O fato foi também sublinhado pelo comissário geral de Expo2015, que chamou a atenção para todo o amor e a alegria manifestados no Pavilhão da FS na EXPO2015, em condição de dar um toque especial a toda a  EXPO.

Em seguida, Luciano Moia, redator-chefe do jornal AVVENIRE, entrevistou o reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime; a madre geral das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Yvonne Reungoat; e a coordenadora geral dos Salesianos Cooperadores, Noemi Bertola.

Na entrevista, padre Fernández Artime confirmou que para os salesianos e a Família Salesiana “educar é fazer jorrar a bondade que há no jovem”; a madre Reungoat sublinhou que na sociedade resta ainda muito por reconhecer relativamente à missão das mulheres e que é necessário entender que “educar as jovens mulheres e meninas significa educar um povo”. Por sua vez, Noemi Bertola tratou da importância da Família para os jovens (eles e elas) e como “os Salesianos Cooperadores representem entre os/as Jovens os parâmetros da Família”.

Para encerrar o evento, antes de encaminhar-se à Casa Dom Bosco, o reitor-mor agradeceu à equipe encarregada de realizar esse projeto da Família Salesiana, especialmente a Ercole Lucchini, ex-aluno e ‘Project Manager’ da Casa Dom Bosco, à irmã Giuseppina Barbanti, FMA, e ao padre Claudio Belfiore, SDB.

A galeria de imagem do evento está disponível em ANSFlickr.

InfoANS