Início Pastoral Juvenil Vocacional Experiência Vocacional reúne jovens em “Estágio” no Instituto São Vicente

Experiência Vocacional reúne jovens em “Estágio” no Instituto São Vicente

47
0

O encontro começou na segunda-feira (25/01) ao meio dia e vai até às 20h da sexta-feira (29/01). Quinze jovens estão reunidos em espírito de fraternidade, alegria, oração e reflexão sobre o chamado de Deus à vida religiosa e sacerdotal. Como todo e qualquer evento realizado nos dias de hoje, as cadeiras distanciadas, o álcool em gel e as máscaras deixaram claro o contexto do ambiente. As mesmas restrições impediram que mais jovens pudessem fazer o Estágio Vocacional neste ano. Por isso, alguns irão diretamente para o Aspirantado, como é o caso dos indígenas, que fazem a experiência na presença salesiana de Barra do Garças (MT).

P. Wagner Galvão, delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, é o responsável pela atividade. Ele lamenta que a pandemia tenha restringido as atividades da pastoral vocacional, mas considera que os jovens que vieram estão demonstrando grande aprofundamento pessoal e espiritual nessa caminhada de discernimento vocacional. “Devemos iniciar o Aspirantado 2021 com 20 jovens distribuídos nas presenças da nossa Inspetoria. Um número abençoado e sinal da Graça de Deus que tem frutificado nossos esforços durante esta pandemia”, afirmou.

Essa maturidade a que se referia é o que se pode observar no Henrique, que veio da cidade de Sorocaba (SP). Advogado, professor e instrutor diplomado de muay-thai, ele reconhece o esforço necessário para abandonar tudo pela vocação, mas diz sentir-se realizado por poder responder plenamente ao chamado de Deus. “Desde minha adolescência, já tinha consciência do chamado, cheguei a fazer o Aspirantado no Ensino Médio em Piracicaba (SP), mas optei por pausar a caminhada, me formei em Direito, atuei por 7 anos como advogado, no entanto, a todo momento sentia essa inquietação vocacional. Até que o P. Aldir, a quem já conhecia da época de Aspirantado, me convidou a conhecer a Inspetoria Missionária de Mato Grosso e, então tive a certeza de que Deus estava falando comigo e que este é o caminho que preciso seguir”, declarou o vocacionado.

Pablo Silvério também faz o estágio vocacional convicto do chamado de Deus ao sacerdócio. Natural de Tangará da Serra (MT), já completou dois anos de estudos de filosofia em seminário diocesano, mas não esconde o encantamento pela congregação salesiana. “Sempre que alguém me falava sobre Dom Bosco, eu sentia alguma coisa diferente. Tanto que ele se tornou o meu santo de devoção. Pedi um tempo de afastamento do seminário diocesano para reflexão justamente sobre essa possibilidade de ser salesiano. Acredito que nestes dias Deus tem falado comigo, principalmente pela frase de Dom Bosco que me marcou muito: “Foi ela quem tudo fez”. Acredito que se eu estou aqui é porque a Santíssima Virgem providenciou para que eu estivesse”, revela o jovem.

O período de Aspirantado na Inspetoria de Campo Grande começa no dia 27 de fevereiro, nas comunidades a que cada um for destinado após o Estágio Vocacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02