Início Comunicação Social Ex-alunos e oratorianos homenageiam Mestre Armando pelos 84 anos de vida

Ex-alunos e oratorianos homenageiam Mestre Armando pelos 84 anos de vida

99
0

O salesiano irmão Armando Catrana – ou simplesmente Mestre Armando – completou 84 anos de vida na última terça-feira (09/08). Para celebrar a data, colaboradores, jovens aprendizes e oratorianos do Centro Juvenil Jesus Adolescente de Três Lagoas prepararam uma recepção surpresa para o missionário salesiano.

A ideia foi trabalhada pelo vereador de Primavera do Leste, Wellis Marcos Rosa Campos, ex-oratoriano de Poxoréu, que não esconde a admiração pelo salesiano. “Essa ideia foi através de uma conversa que há muito tempo que eu venho tendo com o ‘Mestre Damião’, do Projeto Dom Bosco de Primavera do Leste. Aí, nós chegamos à conclusão de fazer essa excursão a Três Lagoas. O Mestre Armando para mim, particularmente, foi um pai que eu não tive na hora que eu mais precisava. Então, nós reunimos o pessoal de Poxoréu, todos os amigos, ex-alunos do Centro Juvenil São João Batista, e fizemos esse trabalho de trazer todo mundo pra cá, porque o Mestre Armando foi um pai para todos, por isso nós viemos até aqui”, revela Wellis.

Foram quase 900 Km de distância até chegar a Três Lagoas, atravessando quase todo o Estado de Mato Grosso do Sul e uma parte de Mato Grosso. Ao todo, 52 pessoas enfrentaram uma noite inteira de viagem e diferença de temperatura, do calor do Mato Grosso até o frio na fronteira de Mato Grosso do Sul com São Paulo. Os testemunhos dos viajantes são de um esforço que valeu inteiramente. “Armando, quando chegou aqui (a Poxoréu), ainda jovem, nos encontrou mais jovens ainda, éramos crianças. E ele nos moldou assim como tem moldado muitos e muitos jovens. Hoje nós temos exemplos de pessoas maravilhosas que passaram pela educação que ele nos passou, por isso nós só temos a agradecer”, lembra a professora Sandra Sol.

A mesma história construída nos rincões de Mato Grosso é repetida pelos que trabalharam desde o início da obra do Centro Juvenil de Três Lagoas com o Ir. Armando Catrana. “O mestre Armando mudou a história de uma comunidade toda. Chegou aqui em um bairro que era totalmente periférico, que não tinha oportunidade, principalmente para a comunidade mais juvenil e ele transformou a vida de centenas de pessoas. Nós temos vinte anos que estamos aqui e nesses 20 anos já passaram mais de 27 mil pessoas por aqui que o Mestre Armando tentou fazer algum tipo de mudança. Conquistamos alguns parceiros, que estão nos ajudando nessa empreitada e ele é, com certeza, o nosso marco. É ele que nos faz enxergar no outro a figura de Cristo”, declara a coordenadora do Centro Juvenil de Três Lagoas, Sadi Silva.

A visita, os testemunhos, a emoção e a festa foram registrados em um vídeo que já está disponível no youtube. Um dos elementos desse vídeo é que ele tem a trilha sonora gravada pelo coral das crianças do Centro Juvenil de Primavera do Leste. O “canto coral infantil” é uma das marcas que Mestre Armando deixou em todas as presenças salesianas por onde passou. Por isso, os produtores quiseram resgatar essa característica para também inserir nas homenagens, uma vez que as crianças não puderam vir na viagem.

A festa tocou o coração do missionário salesiano que recordou sua chegada ao Brasil e todo o empenho dedicado na obra desenvolvida junto aos mais pobres. “Cheguei a Poxoréu vindo da Itália como minha primeira obediência. E lá tudo era feito com entusiasmo, até a visita aos doentes que não tinham nem como comprar remédio, a visita nas famílias que não tinham do essencial para sobreviver era uma continuação do Oratório e do Centro Juvenil que tentava chegar até as pessoas mais carentes. Isso para mim foi uma alegria. Vos acompanha o meu afeto de sempre”, finalizou Mestre Armando.