Início Comunicação Social Eventos marcam o mês de outubro no Centro Juvenil São João Batista

Eventos marcam o mês de outubro no Centro Juvenil São João Batista

31
0

Outubro foi um mês movimentado para a comunidade do Centro Juvenil Salesiano São João Batista de Poxoréu-MT, com a realização de três grandes eventos: o 3º Festival de Dança Salesiano, o 26º Recital de Poesia e o Sarau 50 anos da Operação Mato Grosso. Os eventos foram realizados em parceria com a Prefeitura Municipal, Instituto Histórico Geográfico, Secretaria do Estado de Cultura do Mato Grosso, Governo Federal, projeto Cultura Viva e Missão Salesiana do Mato Grosso, por meio do ponto de cultura Centelha de Luz Juvenil.

Festival de Dança

O festival aconteceu na noite do sábado, 7 de outubro, na quadra esportiva, com a coordenação do coreógrafo Douglas Souza. Foram apresentadas 32 coreografias dos grupos de dança Salesiano de Poxoréu, Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste, Ministério de Dança Kadesh de Primavera do Leste e o Grupo Folclórico do ponto de cultura Matutada de Campo Verde; totalizando mais de 130 participantes. Várias autoridades estiveram presentes, além da bailarina, coreógrafa, professora e conselheira regional da Dança do Território Vermelho do Mato Grosso, Sandra Furtado. O festival  apresentou  trabalhos de dança produzidos pelos grupos, motivando a cultura e a cidadania, incentivando os novos talentos, a qualidade artística e o crescimento social. Ao final, foram entregues troféus  e certificados aos representantes dos grupos, coreógrafos  e figurinistas.

Recital de Poesia

Realizado  nos dias 19 e 20 de outubro no salão nobre do Externato São José, o evento teve a parceria da UPE ( União Poxorense de Escritores) que há 26 anos apoia a promoção de jovens talentos, na difusão da Arte e Cultura, com a participação dos alunos das Escolas Municipais e Estaduais na categoria Educação Infantil. Ao todo foram declamados 27 poemas, com participação de alunos da educação infantil ao 3º ano do ensino médio. O júri foi composto por dez representantes da sociedade civil,  escritores e profissionais da educação.  Todos os participantes receberam certificados. Os ganhadores do primeiro ao quinto lugar de cada categoria receberam troféus e premiação em dinheiro.

Sarau em homenagem à Operação Mato Grosso

O sarau aconteceu  nos dias 27 e 28 de outubro, na quadra coberta do Centro Juvenil Salesiano. O inspetor da Missão Salesiana do Mato Grosso,  Padre Gildásio Mendes, o vice-prefeito Marlon Cézar,  o presidente do Instituto IHG, Gaudêncio Filho Rosa Amorim, Irmãs Salesianas, Salesianos de Dom Bosco, dirigentes da Operação Mato Grosso marcaram presença. A  Operação está celebrando 50 anos de missão e serviço em favor dos jovens, das famílias e dos indígenas.  O evento homenageou todos os membros da OMG que tem dedicado seu tempo, sua vida, seu sonho a serviço dos mais necessitados em Poxoréu;  através de vídeos, apresentações culturais: teatros, documentários, testemunhos, cantos, danças, orquestra e coral.  O Instituto Histórico Geográfico homenageou os voluntários destaques com o premio “Luis Saboia” e lançou o fascículo “Operação Mato Grosso, 50 anos em Poxoréu” Participaram cerca de 800 pessoas de vários estados:  Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso,  aproximadamente 800 pessoas.