Início Comunicação Social Estreia 2016: “Com Jesus, percorramos juntos a aventura do Espírito!”

Estreia 2016: “Com Jesus, percorramos juntos a aventura do Espírito!”

63
0

O Reitor-Mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, formulou o título e as linhas gerais para a Mensagem da Estreia 2016: “Com Jesus, percorramos juntos a aventura do Espírito” O trabalho de reflexão sobre o tema já se completou, como de costume, por ocasião dos trabalhos da Sessão Plenária de Verão do Conselho Geral.

Padre Artime, discorrendo sobre a mensagem de sua segunda Estreia como Reitor-Mor, focalizou diversos aspectos: antes de tudo a ação do Espírito, que age com liberdade e bate à porta de todo o ser humano; depois a experiência do caminho, do percurso que todos fazem no decorrer da existência; a seguir o sentido de aventura, porque, com frequência, no percurso que se faz – seja em nível interior, seja no do ponto de vista espiritual – “não há certezas”, mas avança-se movidos pela consciência de que o Espírito saberá surpreender-nos, superando nossas próprias expectativas.

Nessa aventura o verdadeiro guia é Jesus Cristo, que “sempre buscou a Vontade do Pai, que em seu Espírito O inspirou, acompanhou, fomentou e guiou”. Outras testemunhas são Maria de Nazaré, “que viveu uma aventura do Espírito confiando em Deus sem saber qual seria o desfecho”; e Dom Bosco, que “viveu toda a sua vida aberto ao Espírito, porque o seu desejo era responder a quanto Deus lhe pedia, a si e aos seus meninos”.

O caminho, de interioridade e espiritualidade que se percorre acompanhados pelo Espírito – explica o reitor-mor – exprime-se: numa profunda experiência de Fé, no cultivo da dimensão comunitária dessa mesma Fé, crescendo na Misericórdia e na Dimensão Fraterna da vida.

Por último, explica padre Artime, há um pedido gentil: “Desejamos pedir-vos a vós, caros jovens, que nos permitais percorrer juntos esse caminho! Percorramos juntos esse caminho! Aprendamos juntos, façamos experiência juntos: porque isto nos fará muito bem a todos”. Um “juntos” que une Salesianos, Família Salesiana, animadores e jovens de todas as realidades salesianas em nível global.

O documento do Reitor-Mor sobre o título e as linhas guias para a Estreia 2016 está disponível em vários idiomas no site sdb.org. O desenvolvimento da mensagem prosseguirá nos próximos meses e o texto definitivo será lançado, como de tradição, nos últimos dias de 2015.

InfoANS