Início Comunicação Social Estes são os novos Delegados do Reitor-Mor para a Família Salesiana (FS)

Estes são os novos Delegados do Reitor-Mor para a Família Salesiana (FS)

44
0

(ANS – Roma) – Em comunicado oficial divulgado no dia 5 de junho, o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor da Congregação Salesiana e ‘Pai e Centro de Unidade da Família Salesiana’, apresentou os nomes dos novos Delegados do Reitor-Mor para aqueles Grupos da FS que preveem animação espiritual direta pelos Filhos de Dom Bosco. Segue o texto do comunicado.

Queridos irmãos sdb, queridos membros da Família Salesiana.

Cumprimento a todos com cordialidade e afeto. Após a celebração do CG28 dos sdb, ocorrem naturalmente mudanças nos mais diversos serviços. Um deles é o do Secretariado do Reitor-Mor para a Família Salesiana.

Sobre isso, quero comunicar a toda a Família Salesiana do mundo quem serão os Delegados do Reitor-Mor para os grupos que contemplam uma animação espiritual direta da nossa parte.

Os Delegados do Reitor-Mor são:

  • Padre Joan Lluís Playà, Delegado do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana, que continuará a ser também o Assistente Eclesiástico das VDB (Voluntárias de Dom Bosco) e dos CDB (Voluntários com Dom Bosco). Padre Joan Lluís já é muito conhecido tendo trabalhado nesse campo nos anos anteriores. Lembramo-nos dele também como um bom coordenador da equipe dos Dias de Espiritualidade Salesiana.
  • O Irmão salesiano Duc (Domingos) Nam Nguyen, coadjutor salesiano vietnamita, será o Delegado do Reitor-Mor para acompanhar a Associação dos Salesianos Cooperadores e Delegado do Reitor-Mor para acompanhar os Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco. Domenico conhece muito bem o contexto europeu e italiano e é naturalmente uma referência da cultura asiática. Minha intenção é não europeizar nem ocidentalizar a animação da Família Salesiana, mas torná-la mais universal, e oferecer também o grande valor da vocação do Salesiano coadjutor no que lhe é próprio, incluída a animação na Família Salesiana, particularmente de dois dos seus grupos compostos majoritariamente por leigos.
  • Padre Alejandro Guevara, atualmente Delegado da Família Salesiana na Inspetoria Maria Auxiliadora, com sede em Sevilha (Espanha), será o Delegado do Reitor-Mor como Animador Espiritual da Associação de Maria Auxiliadora, acompanhando antes de tudo a ADMA PRIMÁRIA de Turim e, de aí, a toda a Associação no mundo salesiano. Seu local de vida e de animação será justamente Valdocco e a partir dali.
  • Também fará parte do Secretariado, o Padre Pier Luigi Cameroni, Postulador-Geral da Causa dos Santos, para enriquecer a Família Salesiana com a sensibilidade e a perspectiva do caminho da santidade salesiana a que todos somos chamados.

Agradeço muito vivamente a estes quatro irmãos pela disponibilidade e generosidade com que aceitaram estes encargos; agradeço igualmente ao Padre Eusébio Muñoz, ao Padre Giuseppe Casti e ao Padre Raphael Jayapalan pelo serviço responsável e qualificado desempenhado no sexênio anterior em favor da nossa Família; e espero, nos próximos anos, tanto a continuidade de uma animação viva e bela de toda a Família Salesiana, como aquela novidade que a Igreja e o carisma de Dom Bosco nos pedem hoje.

Como todo o afeto, saúda-os,

Don Ángel Fernández Artime, SDB

Reitor-Mor