Início Comunicação Social Espanha: Edebé e Google aliados para melhorias na educação

Espanha: Edebé e Google aliados para melhorias na educação

63
0

“O mundo vive na antecâmara da maior revolução da história da educação – escreve Jorge Benítez –, campo este da educação que, à parte os  elementos tecnológicos ou disciplinares, há anos não sofre profundas reformas”. Por outro lado, explica Victor Mayer, professor de Regulamentação e Gestão de Internet, na Universidade de Oxford e autor de ‘Big Data’, “a grande esperança dos ‘Big Data’ é que cada aluno possa ter uma tutoria personalizada e adaptável (‘adattiva’), mas não a custos proibitivos”. Nessa ótica, a Editora “Edebé” da Espanha e o “Google for Education” chegaram a uma acordo de colaboração.

O acordo da editora salesiana e o colosso informático visa assim a produção e distribuição de produtos educativos digitais, destinados à aprendizagem ‘adaptável’ nas escolas, através do uso de inteligência artificial e de análise de dados (‘Big Data’).

O rápido ritmo da mudança e a transformação do paradigma educativo levaram todos os atores envolvidos no ensino a pensar em como enfrentar a atenção à diversidade.

O uso da inteligência artificial na escola oferecerá ao aluno uma aprendizagem personalizada, adaptada às suas exigências, com os conteúdos e material de que precisa em cada momento. O objetivo será alcançar o potencial máximo de cada aluno, segundo as suas capacidades. Por outro lado, a tecnologia fornecerá aos educadores um assistente virtual que facilitará o acompanhamento individualizado ao aluno e estará em condições de identificar e resolver os desafios do processo de aprendizagem.

Marc Sanz López, diretor de “Google for Education” para a Europa Meridional, declarou: “Com esta aliança estratégica queremos acompanhar dirigentes e professores no processo de transformação e evolução da educação, tendo a tecnologia como aliada-chave, quer para alcançar esse objetivo, quer para sustentar os seus projetos”.

Segundo Antônio Garrido, Diretor Geral do Grupo Edebé, “o acordo de colaboração nos permite tanto apoiar a transformação digital das escolas quanto dar aos professores mais tempo para personalizar o ensino, a fim de que possibilitem a cada aluno defrontar-se ele mesmo com seus próprios desafios”.

Como resultado deste acordo, no ano escolar 2019/2020 estarão disponíveis na Espanha os primeiros produtos.

A colaboração entre as duas realidades visa guiar a transformação digital com a combinação dos instrumentos digitais de Google e dos produtos e conteúdos educativos digitais da Edebé. Esses novos produtos se integram com o ecossistema “Google for Education” constituído pela plataforma de colaboração e comunicação “G Suite for Education” e pelos dispositivos ‘Chromebook’.

Graças a esse acordo, os últimos achados da Inteligência Artificial e da aprendizagem adaptável baseada em ‘Big Data’ estarão ao alcance da comunidade educativa espanhola, podendo responder aos seus grandes desafios.

Fonte: ANS