Início Comunicação Social Equipe do Unisalesiano de Araçatuba recebe Menção Honrosa na Fórmula SAE

Equipe do Unisalesiano de Araçatuba recebe Menção Honrosa na Fórmula SAE

37
0

O desempenho do carro construído pelos alunos de engenharias do Unisalesiano impressionou tanto aos juízes que eles resolveram criar uma forma de homenagear a equipe estreante entre as 52 universidades que participaram da Fórmula SAE no autódromo de Piracicaba. A Menção Honrosa foi lida diante de todos os participantes na hora da premiação os estudantes de Araçatuba foram muito aplaudidos por todas as equipes. “Voltamos como se tivéssemos sido os vencedores”, disse o coordenador do curso de engenharias, Prof. Nelson Takiy. O Reitor, Pe. Luigi Favero, e o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas, foram pessoalmente a Piracicaba acompanhar as provas.

O carro de corridas foi desenvolvido nos laboratórios do campus do Unisalesianode Araçatuba num período de apenas 18 meses. A equipe Sale Racing era a estreante entre as 52 universidades que participaram da Fórmula SAE, de 24 a 27 de novembro, no Autódromo de Piracicaba. Havia apenas quatro instituições privadas participando da competição. O restante eram equipes de universidades estaduais e federais.

Nos três dias foram realizadas avaliações técnicas eliminatórias: apresentação do Projeto pelos alunos, avaliação mecânica e Mesa Tilt Table (onde o carro é colocado e inclinado a 60º para testar deslocamento de rodas e possíveis vazamentos); como única equipe que tem este equipamento, desenvolvido nos laboratórios do próprio campus, o Unisalesianojá tinha certeza de aprovação.

Também foram realizados teste de ruído e frenagem, onde o carro arranca e num determinado ponto faz a frenagem e não pode atingir os cones postados à frente. O carro do Unisalesianochegou a apresentar problemas numa das rodas que não estava travando; de acordo com a norma, o carro é retirado e pode voltar depois para a pista; como o carro do Unisalesianofoi ajustado na própria pista, os juízes ficaram intrigados e quiseram saber sobre a rapidez dos ajustes.

Foi mostrada então a eles uma tecnologia eletrônica com acionamento no painel do carro que corrige automaticamente os ajustes das faixas dos freios. Este sistema foi muito fotografado pelos juízes que elogiaram a construção do carro.

Dificilmente uma equipe estreante consegue os quatro selos na primeira participação, e a cada selo colocado na carenagem do carro do Unisalesianoera uma comemoração à parte inclusive com torcida de equipes concorrentes.  Por fim, aprovada em todas as etapas, a equipe de Araçatuba foi autorizada a entrar na corrida propriamente dita, onde o carro entra na pista com muitos cones para serem desviados.  O carro foi submetido aos mais  severos testes envolvendo velocidade, frenagens, curvas e habilidade do piloto.

Dentre os 52 participantes, o Unisalesianojá estava em 15º lugar com somente 5 voltas completadas. Os primeiros colocados já tinham completado as 24 voltas necessárias. Pela estatística, se completadas as 24 voltas a equipe Sale Racing já estaria entre os primeiros colocados. Infelizmente numa das rodadas, houve perda de alguns segundos abaixo do limite mínimo e a equipe foi desclassificada nessa fase.

Diante desta penalização, e não tendo como premiar este carro, os juízes decidiram então criar uma forma de homenagear a equipe estreante do Unisalesiano instituindo a Menção Honrosa, o que foi aplaudido por todas as demais equipes participantes.

O Reitor do Unisalesiano, Pe. Luigi Favero, que acompanhou as provas junto com o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas, enviou mensagem a todos os coordenadores, ressaltando a atuação da equipe: “Belíssimo trabalho de nossos alunos e professores de engenharia em Piracicaba. Fiquei orgulhoso deles! Parabéns pelo resultado. Fui testemunha com o prof. André e o prof. Nelson: os elogios da equipe foram grandes. Parabéns a quantos colaboraram”, concluiu Pe. Luigi.

Marketing/Unisalesiano


Fotos

03 02 01